Notícia
Data: 03/06/2016

VIII ACORDAR realizado no EMAÚS reuniu 300 participantes!


Por: ANBEAS
Teresina

acordar 2016

ACORDAR 2016: a perfeição de Deus manifestada na criação

VIII ACORDAR reúne cerca de 300 participantes com uma proposta diferente para os jovens: encontrar-se consigo mesmo e com Deus por meio do contato com a natureza, reflexo do amor e da beleza do Criador.

Na manhã do dia 17 de abril, do corrente ano, foi realizado no Emaús - Centro da Juventude o VIII ACORDAR com o tema: “Casa comum, nossa responsabilidade”, em alusão ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que traz à vista a necessidade urgente do despertar de todos no que se refere ao cuidado com o Planeta Terra, enquanto um bem precioso que Deus concedeu aos que nele habitam, através de ações concretas que irão garantir às gerações futuras a oportunidade de viverem em um planeta ainda belo e com condições de sustentar vida na Terra.
Organizado pelas Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, o encontro contou com a participação de cerca de trezentos jovens, que, na ocasião, tiveram a oportunidade de participarem de momentos de animação, de formação, oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

juventude saviniana

O encontro foi marcado por muita alegria e louvor à Deus pelas obras da criação, pelo Planeta Terra. Em contato com a natureza, os participantes foram conduzidos a um forte momento de oração e reflexão sobre a perfeição de Deus manifestada em tudo o que Ele criou, bem como sobre a ação e interação do homem com ela.  « Na grandeza e na beleza das criaturas, contempla-se, por analogia, o seu Criador » (Sab 13, 5)
Não há dúvidas de que se faz imprescindível a construção de uma sólida cultura ecológica, que combata a relação de exploração e degradação da natureza por parte da humanidade. É indiscutível as marcas de esgotamento que o planeta vem sinalizando, e se faz urgente que o homem se reconheça como parte do mundo natural, isto é, da criação divina, assumindo-se enquanto responsável e cuidador do habitat comum, e não como explorador de todos os seus recursos e riquezas, numa relação de comunhão e não de dominação. « O homem não é apenas uma liberdade que se cria por si própria. O homem não se cria a si mesmo. Ele é espírito e vontade, mas é também natureza » (Bento XVI)
Por isso, o VIII ACORDAR teve como objetivo fazer com que os jovens despertassem para a atual realidade do Planeta Terra, a casa comum, que vem sofrendo os impactos da ação devastadora do homem, no sentido de também combater os valores individualistas e hedonistas cultuados na pós-modernidade e que tem encontrado espaço no coração humano, que, por sua vez, passou a ser o centro de tudo, colocando Deus em segundo plano.
[A Terra] “clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos” (Papa Francisco, Ladauto Si, 2015, pág. 3)
Finalmente, em unidade com toda a Igreja Católica, que neste mesmo dia, uniu-se para rezar pelas vocações, o encontro encerrou com uma hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento com esse mesmo intento: de pedir à Deus Pai que continue a chamar mais pessoas para servir ao reino, numa entrega de vida mais radical, com coragem para oferecerem-se pelo bem de toda criação, sendo agentes do amor e de salvação.

Província Sagrado coração de Jesus
EMAÚS-Centro da Juventude
Teresina-Pi


galeria acordar 2016

 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook