Notícia
Data: 01/12/2016

XIX Jornada da Juventude Savinana reúne mais de 350 jovens em Teresina


Por: ANBEAS
Teresina - PI

img1
O encontro aconteceu na sede da Província Sagrado Coração de Jesus, que abriu as portas para receber os jovens de diferentes lugares. Foram dias marcados pela delicadeza da ação de Deus e pela abertura de coração dos jovens.

“Três dias diferentes, três dias de uma grande aventura à
procura do coração puro. Dias que ficaram eternizados na
memória de cada jovem [...] ”

[Gabriel Silva, participante da JJS 2016]

Na sua décima nona edição, a Jornada da Juventude Saviniana reuniu jovens a partir de quinze anos oriundos de municípios piauienses e de outros Estados, como Brasília, Ceará, Pará e Paraíba. O encontro, que aconteceu de 11 a 13 de novembro do corrente ano, na capital piauiense, no bairro Memomare, é um evento pensado pela Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, que neste ano trouxe como tema: “Senhor, dai-me um coração puro” (Sl 51,12a).

“A Juventude Saviniana se uniu pra clamar um coração puro ao NOSSO SENHOR; mas pra isso é preciso querer ter esse coração, é preciso estar disposto a mudar. Quando pedimos um coração puro a Deus, será que ele nos dá um coração puro, ou ele nos dá a oportunidade de ter um coração puro?! E nesse final de semana Deus me deu  essa oportunidade de ir mais uma vez à JORNADA DA JUVENTUDE SAVINIANA, em busca de purificar o meu . ” (Theysson Luce)

img2

A abertura do evento foi realizada pelos alunos de uma das escolas da Rede Saviniana, a Escola Irmã Maria Catarina Levrini, que por meio da dança e do teatro  abordaram  uma das bem-aventuranças: “Bem-aventurados os corações puros porque verão a Deus” (Mt 5, 8), temática central do encontro. Após a apresentação, Irmã Amparo Machado, com grande júbilo, fez o pronunciamento de abertura oficial da XIX Jornada da Juventude Saviniana. Assim como nas edições anteriores, a juventude presente, bem como as Irmãs, formandas e colaboradores manifestaram grande alegria em cada momento vivenciado.

img3

“[...]Não tem uma pessoa que após a Jornada, não saia diferente, ou ao menos, com um olhar diferente para o mundo, e para as coisas do mesmo. Jovens sendo tocados e resgatados para Deus! Jovens testemunhando o poder de Deus em suas vidas. Jovens que se sentiram chamados para uma vida de maior intimidade com Ele[...]”

Mariana Lira, participante da JJS 2016.

Para melhor fazer a experiência com Deus, os jovens foram distribuídos em oficinas, onde realizavam momentos de aprofundamento, reflexão, animação, dinâmicas e trocas de experiências. Nesta Jornada, cada oficina recebeu o nome de uma obra de misericórdia, auxiliando cada participante a percorrer o caminho de purificação do coração e da própria vida. Um dos temas abordados foi sobre a castidade, enquanto virtude primordial para se ter pureza de coração, corpo e mente; logo, faz parte do caminho de santidade.

img4

Um dos momentos marcantes foi a Vigília, que prepara os jovens para a Adoração Eucarística. A noite começou com uma apresentação artística, realizada pelos jovens de EMAÚS - Centro da Juventude, na frente da Capela do Memorare, que impeliu os espectadores a refletir sobre a pureza de coração enquanto porta para ver a Deus. Em seguida, os jovens foram convidados a fazer uma caminhada orante à luz das obras de misericórdia, com algumas paradas para reflexão, exame de consciência e testemunhos, e contou com a presença de algumas obras sociais da Rede Saviniana como exemplos concretos das obras de misericórdia: Casa Savina Petrilli, Casa Maria Menina e Centro de Apoio ao Idoso, onde usuários e Irmãs coordenadoras dessas obras carregaram a cruz que levava impresso o nome de cada jovem participante do encontro.

img5

No decorrer desta caminhada penitencial, cada pessoa foi chamada a fazer uma incursão dentro de si, a fim de realizar uma limpeza no próprio interior a partir das situações abordadas, de maneira a purificar o coração de toda indiferença em relação ao outro, que sofre e que pede ajuda, indiferença esta que tem como causa, principalmente, a cegueira interior, que é fruto do egoísmo, do hedonismo, do relativismo, do capitalismo, e que são entraves para um modo de vida ancorado na misericórdia divina.

img6

Após esse percurso de purificação do coração, ultrapassando as barreiras da indiferença, rompendo com os muros dos contravalores, e fortalecendo a aliança com o bem, iniciou-se a Adoração a Jesus Eucarístico, pois os que purificarem seu coração de toda falta de amor verão a Deus.

img7

Outro ponto de destaque foi o Festival da Juventude, cujas delegações dos Estados e Países presentes abrilhantaram a noite com apresentações artísticas retratando a pureza de coração que leva ao conhecimento de Deus. Na manhã do domingo, todos os jovens puderam rezar por uma vida mais próxima de Deus, conhecer a vida de alguns Santos e receberam uma cruz símbolo da Juventude Saviniana.

img8

Por fim, o encontro encerrou com uma Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Antônio Cruz, em agradecimento a Deus pela realização da XIX Jornada da Juventude Saviniana.

     
   1º Dia de JJS        2º Dia de JJS          3º Dia de JJS


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook