Notícia
Data: 05/04/2017

ACORDAR 2017 realizado pelo Centro da Juventude reuniu jovens e adolescentes com o objetivo de incitar a uma melhor vivência daquilo que a Campanha da Fraternidade


Por: ANBEAS
Teresina - PI

acordar

Realizou-se no dia 26 de março, o AcorDAR, evento anual promovido pelo Centro da Juventude cujo objetivo é incitar os jovens e adolescentes a uma melhor vivência daquilo que a Campanha da Fraternidade nos pede, concorrendo para um ‘despertar’ diante das realidades vigentes em nosso país. Este ano o evento teve como tema: “Guardar e cuidar da criação”*, e centralizou-se na alarmante situação em que se encontra o nosso meio ambiente, particularmente os biomas brasileiros, para, enfim, criar uma nova consciência ecológica em cada um.

Passaram pelo EMAÚS cerca de 320 jovens, vindos de Monsenhor Gil e de vários bairros teresinenses que foram acolhidos pelas Irmãs, formandas e pelos grupos do Centro da Juventude: Crivi, Eis-me aqui e EMAÚS-Voc. A manhã de maior reflexão acerca da natureza iniciou com a animação que se seguiu de uma breve formação sobre as riquezas presentes e dificuldades enfrentadas em cada bioma, além da apresentação de uma dança pelos jovens de EMAÚS e uma música cantada pelos estudantes do 9° ano da Escola Irmã Maria Catarina Levrini.

Logo depois, os jovens foram conduzidos a uma caminhada verde, onde puderam entrar em contato com a Criação, expressão do Amor de Deus. Durante o percurso tiveram a oportunidade de conhecer melhor os seis biomas do nosso país: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas e as expressões culturais de cada um. Além disso, rezaram juntos em comunhão com a natureza elevando a Deus o louvor por toda a Criação Divina.

Após a caminhada, dividiram-se em pequenos grupos, em que partilharam a experiência vivida durante o encontro e aprofundaram a realidade dos biomas, além de formularem juntos um compromisso no qual pudessem pôr em prática concretamente o cuidado com a Casa Comum.

A manhã concluiu-se com o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, realizado também em um clima de harmonia com o meio ambiente, no qual puderam expressar a gratidão por cada elemento criado e pelo dom da própria vida humana. Sentiram-se ainda, tocados pela misericórdia do Pai, que tudo perdoa e tudo provê. Nesse momento, acolheram também a imagem da padroeira do país: Nossa Senhora Aparecida, em recordação aos 300 anos de sua aparição no rio paraíba e em homenagem ao Ano Mariano vivido por toda Igreja Católica no Brasil.

 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook