Notícia
Data: 18/05/2017

Memorare recebeu mais uma edição do Aspirinter e Postulinter, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)


Por: ANBEAS
Teresina-PI

aspirnter postulinter

Durante os dias 5, 6 e 7, o Memorare teve a satisfação de ser sede de mais uma edição do Aspirinter e Postulinter. Promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o encontro reúne jovens oriundos de ordens e congregações diversas em suas etapas de formação à vida religiosa de Aspirantado e Postulantado junto a seus respectivos formadores.

aspirinter postulinter 2

Esta edição congregou 29 jovens vindos de 6 carismas: Ordem dos Frades Menores (franciscanos), irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmãs de São José da Concórdia, Irmãs de São José *¹, Irmãs Catequistas Franciscanas e Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena. O encontro, que foi iniciado com o jantar de sexta, teve como tema a busca da identidade pessoal por meio do questionamento “Quem é você? ”, direcionada a cada participante.

aspirinter postulinter 3

Depois da oração inicial, conduzida pelas formandas da Congregação das Irmãs dos Pobres, os jovens participaram de uma dinâmica de entrosamento, pensada pelos franciscanos, a fim de criar um clima de fraternidade e união entre todos. No sábado, após a oração da manhã, a assessora do encontro, nossa querida Irmã Amparo Machado, introduziu a formação sobre o tema no qual aprofundou o ser humano como uma construção de três dimensões importantes que dialogam entre si: ser biológico, ser psicológico e ser teológico, de acordo com o desenvolvimento de cada fase etária. Durante a formação, os jovens tiveram oportunidade de parar em alguns momentos a fim de olhar para dentro de si e buscar o autoconhecimento tanto pela análise pessoal quanto pela análise de outrem em relação a si. Esses momentos de parada possibilitaram o reconhecimento da subjetividade e individualidade (também aprofundados no encontro) dentro da perspectiva que cada um tem do mundo, do outro e dos sentimentos e emoções predominantes em si próprio.

aspirinter postulinter 4

Durante a tarde participaram da Celebração da Santa Missa presidida por Frei Marcos que se seguiu de 1h de adoração ao Santíssimo Sacramento em virtude do dia mundial de oração pelas vocações, em que rezaram também baseados nos escritos do Papa sobre a vida missionária. O dia se encerrou com a esperada Noite Cultural, momento de confraternização entre os jovens e formadores em que puderam viver em maior descontração a unidade em Jesus segundo o chamado vocacional que Ele próprio os fez, rememorando, dessa forma, o pedido do Papa de viver uma “intercongregacionalidade”, isto é, a unidade entre carismas diversos que constituem a beleza e riqueza da nossa Igreja.

aspirinter postulinter 5

A manhã do domingo foi contemplada pela celebração da Santa Missa presidida por Frei Ivaldo e, logo após o café, os jovens, divididos em grupos menores, dedicaram-se a avaliação do encontro. O Aspirinter e Postulinter encerrou-se com o almoço e deixou a certeza de que apesar de nossas distinções, não fomos criados para a solidão e sim, para a solidariedade e reitera que os diferentes carismas existentes na Igreja confirmam a presença de Cristo, com suas infinitas particularidades, no mundo. 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook