Notícia
Data: 10/08/2017

O Emaús – Centro da Juventude promoveu entre os dias 26 de junho a 2 de julho a Semana Diferente


Por: ANBEAS
Teresina

semandiferente1

O Emaús – Centro da Juventude promoveu entre os dias 26 de junho a 2 de julho a Semana Diferente, encontro cuja jovem tem a possibilidade de aprofundar o sentido da vida cristã e mais especificamente a sua própria vocação na Igreja. Vive, dessa maneira, a proposta de uma semana diferente, fora do mundo e dentro da realidade da Vida Religiosa Consagrada. Participaram dessa experiência particular 21 jovens vindas do Pará, da Paraíba, do Ceará e do Piauí.

O jantar do dia 26 deu início ao encontro, e em seguida, Irmã Amparo Machado explicou brevemente o sentido da Semana Diferente e introduziu as jovens por meio de uma dinâmica de entrosamento e da divisão de fraternidades, pequenos grupos de partilha onde puderam compartilhar o que experienciaram durante cada dia. 

Na terça-feira o encontro teve como tema o sentido da vida e a primeira vocação para qual todo cristão é chamado: o da vida através do Batismo, assim, penetraram na importância desse Sacramento e como devemos assumi-lo seriamente. Além disso, aprenderam os passos da Lectio Divina, método de oração pessoal que ajuda a rezar em passos. À noite, participaram juntas de um momento de recreação e, posteriormente, viveram a oração da noite denominada de Completas, oração que faz parte da Liturgia das Horas e é rezada em comunidade na Vida Religiosa Consagrada de todo o mundo.

Depois de adentrar na vida Cristã pela importância do Batismo, as jovens foram introduzidas na quarta-feira, na vocação específica, especialmente na dimensão do chamado à Vida Religiosa, a qual já se sentiam impelidas a conhecer mais a fundo. Aliado a explicação dessa vocação, o texto bíblico da escolha dos Doze ajudou-as a meditar sobre o chamado singular que Jesus faz a cada uma. De modo particular, conheceram uma fração da missão da Família Religiosa das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena com o vídeo institucional da Congregação. 

Na quinta e sexta-feira participaram da parte da Vida Religiosa dedicada à missão, e visitaram duas Obras Sociais da Congregação das Irmãs dos Pobres: Casa Maria Menina e Casa Savina Petrilli, respectivamente. Duas realidades distintas, mas em cada criança e adolescente assistida pelas Irmãs dos Pobres, o vulto Daquele no qual decidiram amar por primeiro: Jesus. Por isso, as jovens participantes do encontro prepararam-se para ir ao encontro das duas realidades. Na Casa Maria Menina, conheceram algumas adolescentes grávidas que recebem a assistência da Congregação durante e após a gravidez, e na Casa Savina Petrilli, onde crianças e adolescentes são acolhidas temporariamente devido às situações de risco em que se encontram inseridas em suas famílias. Em cada uma das casas assumiram a oração dinamizada e as brincadeiras a fim de amarem as meninas através da doação total de si. No final da sexta-feira, tiveram ainda a formação acerca da espiritualidade cristã e a conclusão do dia com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

O sábado teve como proposta a vivência de um encontro pessoal e intenso com Jesus na Palavra, na experiência do Deserto. Durante a manhã e parte da tarde, as jovens silenciaram para estarem atentas àquilo que o Espirito Santo as inspirava no interior, de forma particular, sobre a vocação a quem são chamadas. Às 15h partilharam nas suas fraternidades como foi viver o dia de Deserto. À noite, tiveram a oportunidade ímpar de presenciarem a ordenação presbiteral de Frei Fábio, religioso e agora sacerdote da Congregação dos Servos do Preciosíssimo Sangue e dos Sagrados Corações. Ao retornarem ao Emaús, rezaram ainda o terço vocacional.

O encontro foi encerrado com um lazer descontraído no Sítio Santa Maria, onde brincaram em clima de família e gratidão pelos dias de aprendizado durante a semana. As jovens saíram satisfeitas e empolgadas para estenderem o processo de discernimento vocacional em suas localidades e serem fiéis ao projeto de Amor pensado por Deus a elas.

 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook