Notícia
Data: 22/06/2018

ANBEAS acolhe Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente


Por: ANBEAS
Teresina - PI

conferencia1

Na tarde desta sexta-feira (08/06), o Centro de Formação Memorare se tornou espaço de debate com a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente do Território Norte, promovida pelas Instituições FUNACI, LBV, APEC, Instituto Irmãs Ursulinas e ANBEAS. Com a presença de 100 (cem) crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, o evento teve como objetivo incentivar a participação nas discussões relacionadas à execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas, a partir do tema: Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências, o qual embasa as Conferências livres, municipais, estaduais e nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil.

conferencia2

Na cerimônia de abertura, fizeram parte da mesa os representantes das Instituições organizadoras, assim como André, adolescente assistido pela ANBEAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Raios de Luz, que representou as Crianças e os Adolescentes presentes. A programação contou ainda com apresentação cultural do Ballet do Raios de Luz e a palestra de abertura, pela assistente Sueiny Neves.

Na conferência a temática foi abordada a partir da discussão do eixo “Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes” por meio de Grupos Focais: Violência e Drogas; Violência e Exploração Sexual; Bullyng e Violência e Trabalho Infantil, desenvolvidos pelo PROERD/PMPI, CRAS Norte I e II, LBV e ANBEAS. Neles, as Crianças e Adolescentes, a partir dos mediadores e facilitadores foram impulsionadas à reflexão e construção de debate. Nos grupos foram elaboradas propostas que respondam ao desrespeito atual dos Direitos das Crianças e Adolescentes e contribuam para sua qualidade de vida e formação de grandes cidadãos.

O evento foi finalizado com a apresentação das propostas pelas Crianças e Adolescentes, as quais serão encaminhadas aos Órgãos de Garantia de Direito, respeitando as reflexões e a construção crítica do público alvo.

galeriaconferencia

 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook