Notícia
Data: 25/09/2018

XXIV GT de Educação


Por: ANBEAS
ANBEAS

Ao longo dos últimos anos, a ANBEAS (Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social) tem oportunizado diversos cursos na forma de Grupos de Trabalho (GTs), de que resulta copioso material para balizar o trabalho da Rede Saviniana de Educação.

Assim, neste último GT (024o), no âmbito da Gestão Escolar, discutiu-se a Educação Básica: Possibilidades e Inovações, com a assessoria e condução do Prof. Dr. Francisco Angel Morales.

Com essas ponderações, o palestrante destacou que daí decorre o sentido para o ato de educar na escola católica, que tem como ideal missionário a formação integral do ser humano. Os gestores da Rede Saviniana de educação foram, então, instigados a refletir sobre as competências educacionais que se constituem essenciais para garantir a formação humano-cristã: compaixão, curiosidade, imaginação, pensamento crítico, persistência nos objetivos.Considerou o brilhante professor que o exame e discussão da Educação Básica se sustenta em pontos nucleares, como a visão de homem; o ideal de educação e a preparação para o mundo do trabalho. Segundo Morales, os novos contextos imprimiram novos aspectos no ritmo das mudanças inescapáveis, entre eles a velocidade das mudanças, a amplitude e a profundidade que caracterizam os novos tempos.

 Desse âmbito, a gestão educacional, transformada e transformadora, no século XXI inclui necessariamente formação integrada, pensamento crítico, criatividade, colaboração, comunicação.

Destacou finalmente o eminente educador que à escola compete formar pessoas confiantes, humildes e generosas em seu talento, além de honestas e conscientes de que o comportamento delas afeta e altera o ecossistema.

Toda a condução do GT contribuiu significativamente para estimular, orientar, esclarecer e encorajar para o enfrentamento dos novos desafios educacionais.

 

 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook