Memorare é uma palavra de origem latina, que significa Lembrai-vos.

As Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena trabalhavam no Colégio Sagrado Coração de Jesus (Colégio das Irmãs) e, não tendo onde passar férias, algumas vezes utilizavam a casa de um amigo, próximo ao Itaperu, na zona norte da cidade de Teresina.

À tarde, passeavam fazendo orações ainda em latim. Sempre que avistavam um morro próximo, muito bonito, cheio de árvores, a Irmã Catarina Levrini dizia: “- Um dia ainda teremos uma casa de férias naquele morro”. As demais irmãs riam e ela respondia: “_ Mulheres de pouca fé.” Coincidentemente, o momento em que elas avistavam o morro, a oração rezada dizia: Memorare (Lembrai-vos)

Em 1936 o terreno passou a pertencer à Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, com o nome de Memorare, onde hoje funciona a sede da Província Sagrado Coração de Jesus e uma capela, idealizada pela Irmã Maria Catarina Levrini.

A Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena veio para o Brasil em 1903 e instalou-se na cidade de Belém, no Estado do Pará.
Fundada pela Madre italiana Savina Petrilli, a Congregação veio com a missão de dedicar-se às obras sociais e educacionais, destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De caráter educacional e de assistência social, a instituição atua na proteção de crianças, adolescentes, adultos e idosos. São 16 obras sociais e 04 colégios, no Brasil, que prestam atendimento diariamente em diversas áreas, como: educação básica, cursos profissionalizantes, atendimento médico, atividades culturais, esportivas, lazer e, também assistência a pessoas excluídas e sem proteção da família.

Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena
Rua Irmã Angélica Arnaut, 4800 – Memorare, Zona Norte
Administração 2106-2678 2106-2696 (Casa Provincial)
Madre Provincial: Ir. Maria do Amparo Machado

Home