Notícia
Data: 18/04/2019

Semana Santa em Emaús


Por: EMAÚS
EMAÚs

    A Semana Santa em Emaús proporciona todos os anos aos jovens a experiência de acompanhar Jesus em sua Paixão e Ressurreição. Também neste ano, entre os dias 18 e 21 de abril, num encontro de maior silêncio e interiorização, eles foram convidados a conhecer os mistérios do Tríduo Pascal.


    Na quinta-feira, através de uma dinâmica com a palavra de Deus puderam partilhar suas expectativas para o encontro e se conhecerem melhor. À noite, participaram da Missa solene da Ceia do Senhor com o Lava-pés, seguida da Adoração no Memorare. Ao chegar em Emaús, permaneceram com Jesus no Getsêmani, orando e vigiando como Ele pediu a seus discípulos. 


    Na sexta-feira, participaram da oração da manhã no Memorare e depois da Via Sacra, trilhando com Jesus seus últimos passos até sua Crucificação, expressão máxima de Sua oferta de amor. Assistiram a um filme sobre o qual refletiram como os sofrimentos de Jesus se atualizam hoje e com ainda existem pessoas capazes de se doar aos outros como Ele fez.


    À tarde, participaram da Celebração da Adoração de Jesus na Cruz e à noite rezaram com os sofrimentos de Jesus continuados na vida dos jovens e dos que os rodeiam, por suas escolhas, que nem sempre valorizam a vida. Meditaram sobre o isolamento dos jovens na própria família e o envolvimento com bebidas, jogos, sexo e outros vícios por consequência. Entregaram a Nossa Senhora tudo aquilo que os dominam, escravizam, acorrentam: suas dificuldades e sofrimentos, e ela os tomou nos braços assim como a seu Filho morto. 


    O Sábado Santo foi um dia de maior silêncio, como pede a liturgia, por celebrarmos o momento em que Jesus esteve morto. Os jovens fizeram um dia de retiro, buscaram o Sacramento da confissão, e no fim da tarde partilharam seu dia de oração. Despois foram divididos em equipes para preparar o Emaús para a festa da Páscoa. Participamos da Missa da Vigília Pascal no Memorare, em comunhão com toda a Igreja na alegria de Cristo Ressuscitado e então celebramos em Emaús com muita animação e dança a Ressurreição de Nosso Senhor.


    No domingo, participaram da Missa solene da Ressurreição do Senhor e do almoço conclusivo, gratos e saudosos pela rica experiência que fizeram nestes dias, que lhes ofereceu um novo olhar para o real sentido da Semana Santa.

 


 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook