Notícia
Data: 5 a 8/09/2019

Missão em Tamboatazinho, Guaraciaba do Norte


Por: PJS
Guaraciaba do Norte

Talvez uma estrada de terra batida, de difícil acesso para quem a segue, levaria alguém a duvidar da possibilidade de encontrar no seu destino final, um lugar de tantas riquezas espirituais e humanas. Talvez alguém pense que a simplicidade deste mesmo lugar não possa conter os valores mencionados acima, mas há quem experimente que, na verdade, no pouco é possível experimentar Deus verdadeiramente com a vida.

Esta foi a experiência que tiveram as Aspirantes e Postulantes junto a uma noviça e um grupo de Irmãs, dentre elas Irmã Lúcia Bezerra e Irmã Amparo Machado, que do dia 5 a 8 do mês corrente estiveram em Guaraciaba do Norte, cidadezinha no interior do Ceará, precisamente no sítio chamado Tamboatazinho. Ali se descobre facilmente pelo caminho, as muitas e belas flores, em um dinamismo exuberante de cores e formas, no entanto também se concorda que, a rosa de mais suave odor e de aparência mais admirável é a Bem-Aventurada Savina Petrilli, que ganha ali um espaço de devoção que supera o palpável para alcançar a sincera e fervorosa devoção nos corações dos fiéis.

A fé é tamanha, que na mesma medida também são inúmeras as graças alcançadas sob a intercessão da Beata. Há 21 anos, a ‘capelinha dos milagres’ se tornou pequena para atender a demanda das famílias que vinham agradecer a Deus pela ajuda de Madre Savina. Na pequena sala encontra-se que a explosão de cores vista nos jardins da cidade, se estende para as centenas de fitas em agradecimento por milagres experienciados, bem como outras formas de sinalizar as graças alcançadas. Porém, a necessidade de viver mais profundamente a fé pura e grata, impulsionou o povo a erigir, com algumas dificuldades e com a inabalável graça de Deus, uma Capela, que hoje é o Santuário de Madre Savina Petrilli. O material e recursos foram doados pelos fieis, benfeitores e pela própria Congregação. Ainda hoje, o povo humilde se reúne ali para rezar, adorar o Santíssimo, vivenciar as Celebrações da Palavra além de vivências pastorais como grupos de Catequese, Perseverança e Crisma.

Foi neste Belo Santuário cujo alicerce é a Fé genuína, que ocorreu no dia 7 de setembro, o AcorDAR 2019. O evento reuniu em média 35 crianças, adolescentes e jovens a fim de pensarem a situação atual do país, os problemas públicos enfrentados atualmente, mas sobretudo o que eles, enquanto jovens católicos e seguidores de Cristo, podem fazer e como podem atuar dentro da realidade em que se acham. Também neste dia, realizou-se a Celebração da Palavra em honra a Beata Savina, em virtude dos 145 anos de fundação da Congregação. Logo depois, as Irmãs sortearam alguns exemplares da biografia da Beata Madre, e alguns do livro recém-lançado acerca da herança espiritual da mesma: “Sim, ó Senhor... sobre tuas asas”.

Assim, a vivência laical do povo desta região, especialmente de Dona Francisquinha, Dona Elza, Dona Lúcia e seus familiares comprovam que a fé é capaz de mover montanhas e que nada é impossível para Deus. O senhor dirige seu amor de dileção aos pobres e simples como crianças, este foi um dos ímãs de Savina; que se acrescenta ao amor pela Igreja, pela Eucaristia e por Jesus Crucificado. Amores estes que foram assumidos coerentemente e de maneira muito humilde e concreta pelos moradores do pacato interior. Dessa forma, as missionárias saíram revigoradas pelo testemunho que novamente encontraram. Certamente, também Madre Savina do Paraíso se alegra pela expressão de amor que se dirige a Deus em Guaraciaba.


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook