Notícia
Data: 31/10 a 01/11/2019

2ª edição do GT de Ensino Religioso: o papel das escolas da Rede Saviniana.


Por: ANBEAS
Centro de Formação Memorare

                Entre os dias 25 e 27 de outubro foi realizada a 2ª edição do GT de Ensino Religioso da Rede Saviniana. As Irmãs e leigos que atuam na área em questão tiveram a oportunidade de continuar a formação promovida pela editora FTD e facilitada pela Congregação das Irmãs dos Pobres. Dessa forma, o assessor do encontro, professor Teógenes Brito, consultor especialista da FTD Educação para Escolas e Redes Confessionais, trabalhou com o grupo os 3 módulos finais do curso de extensão.

                O GT começou com uma escuta ativa sobre desafios, perspectivas e afins correlacionados com os módulos iniciais, isto é, uma avaliação em grupos para, a partir daí traçar os métodos de trabalho a serem desenvolvidos durante os dias de encontro. Assim, os participantes viveram dias de ampla e profunda discussão realizados através de métodos diversificados, tais quais vídeos do próprio EaD, debates em grupos para posterior plenária, leitura de textos e sobretudo a troca de experiências entre os profissionais das diferentes unidades da Rede.

                A FTD Educação proporcionou, ainda, duas videoconferências com educadores conceituados, são eles Glair Arruda, autora da Coleção Crescer com Alegria e Fé, e o professor Vitor Divino. Além disso, o grupo teve a oportunidade de uma palestra presencial com o Prof. Dr. Antônio Boeing, educador de alto gabarito que conversou sobre os fundamentos da Ciência da Religião para o aprimoramento da Área do Ensino Religioso, levando em conta o que diz a BNCC.

                Apesar de um espaço de construção de conhecimento, o grupo valorizou os momentos de orações e Celebrações Eucarísticas, a fim de não esquecerem a essência do que deve ser o Ensino Religioso e a gestão das escolas da Rede Saviniana: lugares de humanização, de respeito e tolerância, onde se tenha a chance de os estudantes e professores serem protagonistas de uma educação com espiritualidade, que seja capaz de voltar-se para si sem deixar de acolher o diferente.

               


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook