Notícia
Data: 15 a 17/11/2019

XXII Jornada da Juventude Saviniana: “Dependência?! Só de Deus”


Por: PJS
Memorare

Alegria, fraternidade e unidade foram as palavras que expressaram o sentimento dos jovens que participaram da XXII Jornada da Juventude Saviniana, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de novembro de 2019, no Centro de Formação Memorare, em Teresina.

Em clima de alegria e fé, os jovens, vindos de várias partes do Brasil e até de fora do país, tiveram a oportunidade de um encontro pessoal com Cristo, além de um intercâmbio cultural. Durante os três dias, todos viveram momentos de partilha, de oração, brincadeiras e muita reflexão. O tema da Jornada este ano foi “Dependência ?! Só de Deus”. Na missa de encerramento, celebrada no dia em que o Papa Francisco intitulou como o “dia do pobre”, o Padre Antônio Cruz questionou o que tem a ver a pobreza com a dependência. Os depoimentos dos jovens foram emocionantes. Num deles, um adolescente lembrou que “todo dependente é pobre de alguma coisa”. Um outro disse: “o pobre é aquele carente espiritualmente, que não tem Deus no coração”. Os participantes da Jornada da Juventude concluíram que basta ter Deus. Que Ele é um companheiro, um protetor, com quem podem sempre contar. E que para experimentar desse aconchego, é preciso estar disposto e se entregar. Essa deve ser a única dependência. E como bem pregou Madre Savina, e foi citada por uma uma das adolescentes durante a missa da JJS, "pobre é todo aquele que sofre, quem tem motivos para chorar". 

A Jornada convidou os participantes a realmente entenderem o grande amor de Jesus. Eles refletiram e rezaram pelos jovens que sofrem com a dependência de drogas, álcool, afetiva e tecnológica. Foram momentos fortes. Por meio de encenações, oficinas e palestra, eles perceberam que os vícios estão desmoronando sonhos e acabando com as famílias. O presidente da Fazenda da Paz, uma comunidade terapêutica que trata dependentes químicos, foi muito incisivo durante a palestra em que mostrou os efeitos destruidores das drogas. Célio Luiz Barbosa deu o próprio exemplo, como ex-dependente. “O depoimento dele foi muito tocante. A coragem de expor aqui tudo que passou que chocou demais. E o poder da ação de Jesus sobre a vida dele me inspirou.”, disse a adolescente Adana Prado, de Parnaíba, que participou da JJS pela primeira vez.

As Irmãs da Rede Saviniana de Educação e Assistência Social mostraram que é preciso viver a caridade para com todos, em especial em relação aos afastados e aos pecadores, e sendo instrumentos para que todos voltem ao caminho do bem. Mesmo quem já participou de várias jornadas se surpreendeu com a organização do evento. “É com grande emoção que eu volto para a minha quinta jornada. Hoje é meu aniversário e eu vim comemorar essa data aqui, em contato com Deus, vivendo a única dependência possível: do Altíssimo”, resumiu Armani Celli.

A JJS foi um convite para mergulhar no amor de Deus. O estudante Henrique Guerreiro, de Belém, estava emocionado. “Cabe a nós, como jovens, viver toda a graça da Jornada. Aumentou em mim a devoção a Savina. A JJS é uma forma nova de ver as coisas. Todo ano tem adoração, conferências, as palestras, a oração, o filme, mas sempre é algo diferente porque Deus está aqui. E eu saio com a lição de que cada jovem foi criado por Deus e Ele nos ama. E se Deus me ama, é minha função neste mundo amar os outros. Essa é uma característica que todo jovem saviniano deve ter: ser instrumento do amor de Deus na vida do outro”, disse Henrique lembrando São Francisco.

Em cada atividade da Jornada, os jovens se mantiveram no anseio de ter um encontro pessoal com Cristo. Há doze anos João Guilherme Cardoso participa da JJS e essa edição foi mais uma oportunidade de renovação. “Tudo aqui me fortalece. Eu aumento a minha fé”, concluiu João.

Este encontro com Cristo impulsionou os jovens a serem melhores e também missionários. Para todos, voltar para casa após os três dias de Jornada e anunciar para a família e os amigos a alegria de estar na Igreja, e ser realmente propagadores do seu amor no mundo, é viver a fidelidade e a dependência em Cristo.


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook