Notícia
Data: 15 e 16/02/2020

"SER DISCÍPULA PARA FORMAR DISCÍPULOS”


Por: Centro Provincial de Animação Vocacional – CPAV
Centro de Formação Memorare

Este foi o tema que embalou o primeiro encontro do ano de 2020 das Animadoras Juvenis Vocacionais, promovido pelo Centro Provincial de Animação Vocacional – CPAV.

“Consagrados em Teu nom
Eis-nos aqui, Senhor, a jurar fidelidade”

            O Centro Provincial de Animação Vocacional – CPAV, constituído por Irmãs-Animadoras que formam a equipe central de animação vocacional e juvenil da Província, promoveu neste fim de semana, 15 e 16 de fevereiro, no Centro de Formação Memorare, o Encontro das Animadoras Juvenis Vocacionais.

O Encontro reuniu Irmãs da Província Sagrado Coração de Jesus que têm a missão de animar grupos vocacionais e grupos infanto-juvenis savinianos da cidade de Teresina, Parnaíba, dos Estados do Ceará, Pará, Paraíba, e no Equador.

Reunidas, como Família Saviniana, sob a condução do Espírito Santo, o Paráclito, e entendendo que a vocação é um mistério de amor e caminho de união com Deus, que conduz a todo ser humano a uma vida plena, as Irmãs refletiram e rezaram o ser discípula para fazer discípulos neste mundo.

Sob as pegadas do evangelista Mateus, iniciou-se o encontro com a Lectio Divina, cuja voz de Deus, no capítulo 28,16-20, fez eco: “Ide, pois, e fazei discípulos de todos os povos”. É, indubitavelmente, um forte convite a seguir o Mestre imitando-O, comprometendo-se com as causas do Seu Reino, configurando-se com Ele, na busca de viver como Jesus, identificando-se com Ele, com o Seu modo de ser e de agir. Eis, então, o modo de ser discípula e de fazer discípulos de Jesus!

Na ocasião foi apresentada por Ir. Amparo Machado, a proposta de adesão da Ação Evangelizadora: “Cada comunidade uma nova vocação! ”, que é uma iniciativa da Diocese do Paraná e que foi sendo abraçada pela CNBB. Consiste em assumir o compromisso de fortalecer com criatividade e inteligência evangélicas a cultura e o clima vocacionais na Igreja a partir de ações práticas e possíveis, balizadas em duas vertentes: na oração e na divulgação de testemunhos vocacionais nos meios de comunicação.

Neste intento, os grupos de trabalho reuniram-se para pensar estratégias a fim de inserir atividades para tornar concreta a Ação Evangelizadora nas diversas realidades de missão da Província, o que levou a atualização do Projeto Juvenil Saviniano a partir deste enfoque.

Confiantes de que é Deus quem sempre está à frente, conduzindo seus discípulos <“Os discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus havia indicado”>, o encontro finalizou em clima de alegria pela escolha de Deus para uma vocação tão especial, e de confiança no Seu Espírito que dirige por caminhos de renovação a fim de fortalecer a vida de radicalidade que o próprio Evangelho convida e espera.

“Foi Teu Amor, foi Teu querer, foi Tua graça, Senhor.
A nos chamar, a nos convidar e a nos desinstalar.
E a resposta, Senhor é sim, eis-nos aqui a nos consagrar.
Nosso verbo é servir, nosso verbo é amar [...]”

 

Por: Equipe de Comunicação da Pastoral Juvenil Vocacional


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook