Notícia
Data: 22 a 26/02/2020

Encontro de Carnaval no Emaús – Centro da Juventude


Por: PJS
EMAUS

Os jovens participantes vieram de diferentes localidades da cidade de Teresina e do município de Nazária com o desejo de vivenciar um Carnaval diferente.

         Cerca de oitenta jovens participaram de um Carnaval diferente, entre os dias 22 a 26 de fevereiro, no Emaús – Centro da Juventude, promovido pela Pastoral da Juventude Saviniana. É mais um encontro cujos jovens participantes têm a oportunidade de experimentarem o Amor do Cristo Ressuscitado através de momentos de espiritualidade, animação, missão e fraternidade.

O Encontro iniciou com a Santa Missa, no sábado à tarde, na Capela do Memorare, celebrada pelo Padre José Deusdará, que ressaltou na homilia o real sentido do Carnaval, festa que era cristã e que depois foi sendo paganizada. Em seguida, os participantes iniciaram a noite com momentos de animação, dinâmicas e oração para entrarem no clima do encontro.

         Sob a luz das palavras de São Marcos e o auxílio do Espírito Santo, Ir. Amparo Machado, juntamente com as demais Irmãs da Pastoral que estiveram presentes durante todo o encontro– Ir. Ana Paula, Ir. Karla, Ir. Joseana, Ir. Luana, Ir. Denise e Ir. Marianne – conduziram os jovens para uma experiência com a verdadeira alegria que vem de Deus e que é mediada pela pessoa de Jesus Cristo, o Bom Pastor.

         Com o tema “Ovelhas sem pastor”, extraído do Evangelho de Marcos 6, 30-34, os adolescentes e jovens, nos pequenos grupos, fizeram a experiência da Lectio Divina, auxiliados pelas Irmãs que conduziram este comento de oração com a Palavra de Deus.

O texto os conduziu ao encontro com Jesus que, mesmo cansado, viu, sentiu compaixão do seu povo e cuidou deles, atendendo-os em suas necessidades materiais, espirituais e afetivas. Ele, que é o Bom Pastor, comprometido com a promoção da vida, não se esquivou em dar-se àquela multidão que clamava por cuidados, o que para os participantes, foi e é, ao mesmo tempo, um forte convite de também colaborar com Jesus na sua grande missão de pastorear o rebanho, que tem clamado por novos pastores.

Nesse intento, impelidos pelo toque de Deus nessa Palavra, a juventude presente realizou missão em três locais da cidade, levando alegria, vivacidade, Deus, e esperança aos idosos dos Abrigos São Lucas e Frederico Ozanam e às crianças e adolescentes da Casa Savina Petrilli, obra social da Rede Saviniana, que constituem porções do povo de Deus que espera o acolhimento fraterno e o cuidado daqueles que se dispõem a sair de si e ir ao encontro dos que mais necessitam.

O tema da Campanha da Fraternidade 2020: Fraternidade e vida: dom e compromisso, e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, também foi luz para os participantes, cujo enredo trouxe para uma realidade próxima a necessidade urgente de dispor-se a uma vida samaritana, isto é, ser um jovem samaritano, à exemplo de Santa Dulce dos Pobres, numa realidade que tem primado pelos valores que desumanizam e tornam estéreis as relações entre os filhos de Deus, colocando em risco a vida na Terra.

A fim de romper com os ditames do individualismo e das relações superficiais, pouco humanizadas e pouco humanizantes, cuja sociedade pós-moderna tem disseminado, a proposta da terça-feira de Carnaval foi vivida na contramão dessa corrente: foi um dia de conviver em pequenas fraternidades, partilhando a vida nos momentos de oração, de louvor e de Adoração a Jesus Eucarístico, que passou o dia exposto na Capela do Memorare, como forma de reparação dos agravos cometidos durante o período carnavalesco.

Assim, o Carnaval no Emaús - Centro da juventude foi uma forte experiência de encontros: encontro consigo mesmo, encontro com a Pessoa de Jesus e encontro com os irmãos, o que levou, sem dúvidas, à reflexão e à mudanças na vida dos participantes.

Por: Equipe de Comunicação da Pastoral da Juventude Saviniana

 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook