Notícia
Data: 08/07/2020

 Realização do I SAVINTER


Por: Anbeas
Teresina-PI

SAVINTER – Encontro Formativo Interetapas Saviniano

 

A Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, por meio da Província Sagrado Coração de Jesus, promoveu o I encontro entre as etapas formativas, nomeado Savinter. A iniciativa partiu das próprias formadoras em convergência com a Superiora Provincial Irmã Lúcia Bezerra, em virtude da crise gerada pela pandemia do COVID-19, que impossibilitou a realização do Aspirinter e Postulinter proporcionado anualmente pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

 

O encontro ocorreu entre os dias 26 e 28, no Centro de Formação Memorare e contou com um grupo de 17 pessoas, dentre as quais Aspirantes, Postulantes e Noviças acompanhadas pelas suas formadoras Irmã Amparo Machado, Irmã Marilene Borges e Irmã Isabel Zambrano, respectivamente. As jovens formandas também foram contempladas pela presença de Irmã Lúcia Bezerra que acompanhou todo o encontro.

 

savinter

 

Por meio da realização de dinâmicas de autoconhecimento e de interação de grupo, bem como de palestras, diálogos e momentos de parada para reflexão pessoal, as formandas tiveram a oportunidade de adquirir e aprofundar conhecimentos de cunho humano-espiritual de forma a construir vínculos a partir da rica comunhão com o grupo. Tudo isso foi consolidado pelas experiências espirituais tais como a Celebração da Palavra, a oração pessoal seguida da partilha e a oração do Santo Terço.

 

savinter

 

Assim, no primeiro dia, Irmã Marilene Borges iniciou o encontro abordando o tema da amizade, dom disponibilizado por Deus, apresentando a relevância do cultivar, com amor e paciência, boas amizades. Além disso, tratou da importância do amigo enquanto meio para alcançar a própria verdade e para crescer humana e espiritualmente; fez também um paralelo da verdadeira amizade e da amizade que é mais evidenciada nos dias atuais. Destacou ainda o valor da amizade que é aberta ao novo, ao outro e que não se fecha a ninguém.

 

savinter

 

No dia 27, Irmã Amparo Machado seguiu com o tema sexualidade e afetividade. Em sua palestra expôs a definição de sexualidade que se entende de forma diferente à que o mundo prega. Ela é mais do que opção sexual e também não se restringe ao ato sexual, mas é um componente fundamental da personalidade, um modo de ser e de comunicar o amor humano, em suma, é a força que move o homem e a mulher em sua masculinidade e feminilidade, respectivamente. À tarde do mesmo dia, explanou acerca da afetividade enquanto expressão da identidade pessoal, um estado de afinidade profunda para com os seres capaz de originar sentimentos diversos. Concluiu ressaltando como é imprescindível que o ser humano, no processo de maturação, saiba viver as duas dimensões de forma orientada, elevada e integrada pelo amor.

 

savinter

 

Para encerrar o encontro, Irmã Isabel Zambrano falou sobre o voto evangélico da Castidade a partir do documento da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e da Confederação Latino-americana de Religiosos (CLAR). Para isso, abordou pontos essenciais do documento citado como as orientações psicológicas e pedagógicas que envolvem o processo de maturação e o caminho de cura para alcançá-la e além disso, o caminho de ascese cristã a fim de chegar a um equilíbrio nas relações pessoais e a um crescimento espiritual na pessoa de Cristo.

 

savinter

 

Dessa forma, o encontro transcorreu na alegria do encontro fraterno e assim também foi culminado. Respeitando em todas as atividades e espaços as normas de isolamento social, o grupo despediu-se no desejo e no empenho de colocar em prática todo o conhecimento adquirido, e certamente na expectativa de um novo encontro, que reforça sempre os laços construídos ao longo do tempo.


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook