Notícia
Data: 29/08/2020

Savina Petrilli: nosso modelo de solidariedade


Por: Anbeas
Teresina-PI

A Beata Me. Savina semeou o amor a Deus e ao próprio

 

Anbeas

 

A solidariedade é uma das maiores demonstrações de amor ao próximo. É ir além de gestos de bondade, de compaixão e de misericórdia com os pobres da sociedade. É um ato de desprendimento, de doar amparo, apoio e afeto sem esperar troca ou reconhecimento. É fazer o bem, respeitando a dignidade de quem se encontra em uma situação de sofrimento ou vulnerabilidade social.

 

Anbeas

 

Madre Savina, nascida em Sena, na Itália, em 29 de agosto de 1851, deixou como um dos maiores legados, o exemplo de solidariedade. Ela veio ao mundo para confortar os mais necessitados, nos ensinar a amar, a entender as precisões do outro, a aliviar as dores do próximo, a se dispor a suprir as carências, a incentivar trajetórias de vida, a estender a mão em gestos de afeto. Quem reflete os passos de Madre Savina, torna-se mais sábio socialmente.

 

Anbeas

 

Este espírito voluntarioso de Savina, caracterizado pela gratuidade e pela virtude da doação, é seguido até hoje pela Rede Saviniana e pela Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, fundadas pela Madre italiana. E a pandemia do novo coronavírus veio reforçar ainda mais a união filantrópica de toda a Rede.

 

Anbeas

 

Nunca foi tão importante viver esse exemplo de Madre Savina. Nesses cinco meses de luta mundial contra a covid-19, as Irmãs deixaram de lado qualquer medo. Imbuídas no florescer da humanidade, e no servir, elas tomaram todas as precauções para evitar serem contaminadas pela doença ou mesmo transmití-la para os assistidos das obras sociais, e permaneceram na linha de frente de combate à pobreza. Em diversas partes do mundo, têm sido vários os exemplos. Nos lugares mais distantes, sem saneamento, e mais carentes, as Irmãs têm levado o exemplo de Savina: amor, abnegação e bens materiais para aliviar os momentos difíceis.  São gestos diários de compaixão, despertar e bem comum.

 

Anbeas

 

Para todos que fazem parte da Rede Saviniana, hoje, 29 de agosto, é dia de comemorar, agradecer, e principalmente semear a solidariedade, os gestos de civilização e exemplos da mentora Savina.

 

Anbeas


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook