Notícia
Data: 28/05/2021

GT de Ensino Religioso da Rede Saviniana


Por: Anbeas
Teresina-PI

Irmãs e Savieducadores debateram sobre o “Projeto de Vida” nas escolas

 

 

A Rede Saviniana de Educação e Assistência Social realizou, nos dias 20 e 21 de maio, o GT de Ensino Religioso, que aconteceu de forma presencial e on-line para os profissionais da Rede abrangendo religiosas, professores, assistentes sociais, psicólogas(os) escolares e equipe da pastoral todos comprometidos com a formação integral dos Saviestudantes.

 

GT de Ensino Religioso

 

Com o tema “Projeto de Vida”, o Grupo de Trabalho teve como mediadora a Irmã Elane Silva, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, e palestrantes os professores Ana Vasconcelos, da Editora SOMOS; Ailton Dias, da Editora FTD; e Humberto Herrera, da Editora SM. A abertura do encontro foi feita pela Diretora-Presidente da ANBEAS, Irmã Amparo Machado, que destacou a importância de refletir sobre o projeto de cada escola. “O GT deste ano nos apresenta uma proposta mais desafiadora, mas também mais encantadora e repleta de boas expectativas, pois vai de encontro com a missão saviniana de gerar vida e vida em plenitude a exemplo de Jesus, o Mestre, o único mestre de vida”. Irmã Amparo também ressaltou que refletir sobre o “Projeto de Vida” é projetar a Escola a continuar desempenhando e intensificando a condição do aluno para o autoconhecimento.

 

GT de Ensino Religioso

 

Posteriormente, a Irmã Rita de Cássia e a equipe do SORP prepararam um momento de espiritualidade, seguido da Palestra “Projeto de Vida e Ensino Religioso: Diálogos e possibilidades pedagógicas”, ministrada pela professora Ana Vasconcelos.

 

GT de Ensino Religioso

 

O aprofundamento do tema “Projeto de Vida” oportunizou aos participantes também refletiram sobre a importância do processo de educação socioemocional. O professor Ailton Dias trouxe o assunto para reflexão, comungando da importância da criança consentir o Projeto de Vida a partir dos adultos, afinal os estudantes aprendem por imitação. “A gente, quanto escola, precisa acompanhar esses jovens e crianças. Não basta dar uma lancha, é preciso pular na água junto com eles. Temos que repassar habilidades e competências críveis e imitáveis. O Projeto de Vida, para chegar aos alunos, precisa ser assumido e vivido por todos nós.”, afirmou o professor.

 

GT de Ensino Religioso

 

No segundo dia de GT, o palestrante foi o professor Humberto Herrera, que veio de Curitiba para participar do Encontro. Ele fez questionamentos, deixou todos bastante reflexivos e ressaltou a importância do ensino por meio do brincar. “Podemos desenvolver outros modelos, outros raciocínios pedagógicos, onde menos é mais. Onde o escutar-se tem um sentido maior. Precisamos mudar, mas, claro, não podemos ser tão radicais porque existem culturas familiares e docentes”. 

 

GT de Ensino Religioso

 

O rico encontro foi essencial para mobilizar os profissionais da Rede. Todos saíram cheios de ideias e em busca de uma melhor atuação dentro de suas competências, com foco no objetivo do Ensino Religioso na Rede Saviniana: auxiliar todos os saviestudantes a encontrarem sentido de vida. “O grande contentamento nosso é que com esse GT, bebemos nessa fonte do aprendizado. É possível construir o Projeto de Vida por meio da riqueza de experiência vivida nas escolas. Ele não é difícil, mas desafiador. Com certeza iremos construir um belo projeto, finalizou o professor Gedeão Alves.


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook