Notícia
Data: 29/09/2021

33º GT de Educação


Por: Anbeas
Teresina-PI

O GT da Rede Saviniana teve como tema “Avaliações Protagonistas no novo Ensino Médio”

 

 

O ensino no Brasil atravessa uma reestruturação significativa. As alterações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como foco o Ensino Médio. A Rede Saviniana de Educação e Assistência Social já iniciou a implantação dessa reforma e ao longo deste ano tem realizado encontros, palestras e estudos com o objetivo de estabelecer as mudanças. 

 

GT Educação

 

Nos dias 23 e 24 de setembro, professores, coordenadores e diretoras reuniram-se no 33º GT de Educação, que teve como tema: “Avaliações Protagonistas no novo Ensino Médio”. O encontro, que aconteceu no Centro de Formação Memorare, teve como palestrante, por plataforma digital, a professora Cecília Resende, Mestre em Educação e Assessora Pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino. 

 

GT Educação

 

Para a palestrante, o Novo Ensino Médio deve unir os alunos à realidade, estimulando um protagonismo estudantil sem perder de vista as formações técnicas. Ela citou um exemplo. “A cidade de Picos possui, proporcionalmente, a maior densidade de carros do país. Lá também é a maior produtora de mel do Brasil. O trânsito da cidade e a produção das abelhas já foram tratadas em sala de aula, com certeza. Mas é preciso estimular os alunos a interligar os temas e pensar soluções. Com tanta emissão de gás carbônico, será que as abelhas continuarão produzindo tanto no futuro? O novo ensino deve planejar, construir e auxiliar”, concluiu Cecília Resende. 

 

GT Educação

 

Durante o GT, os educadores tiraram dúvidas e socializaram suas experiências. As escolas da Rede Saviniana estão planejando um ensino que acompanhe as exigências do mundo em transformação, estimulando que o ambiente educacional seja espaço de fomentar questionamentos. 

 

GT Educação

 

A nova organização valerá para todas as escolas públicas e privadas do país e terá início em 2022 com o primeiro ano do ensino médio e será implantada de maneira progressiva. Em 2023, deverá ser aplicada no segundo ano. A expectativa é alcançar as três séries do ensino médio em 2024.


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