Notícia
Data: 23/05/2022

Relações interpessoais na Vida Consagrada


Por: Anbeas
Teresina-PI

Foram três dias de aprendizado, momentos de reflexão, e partilha de valores

 

Após dois anos de suspensão, em ocasião da pandemia da Covid-19, a Conferência dos Religiosos do Brasil-CRB, voltou a realizar o Encontro do Aspirinter e Postulinter, que tem por finalidade promover a integração fraterna dos formandos de variadas Congregações e Ordens Religiosas. À vista disso, tal movimento ocorreu nos dias 13, 14 e 15 do presente mês de maio, no Centro de Formação Memorare.

 

Encontro do Aspirinter e Postulinter

 

Estiveram  presente 31 pessoas das etapas formativas do Aspirantado e do Postulado, bem como também seus respectivos  formadores das Congregações: Nova Jerusalém, Irmãs Franciscanas Nossa Senhora dos Anjos, Servos do Preciosíssimo Sangue, Irmãs Mínimas, Sagrada Família, Irmãs Nossa Senhora das Dores, Ordem dos Frades Menores e Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena,  que com a expressão alegre de seus carismas enriqueceram os intensos dias de convivência e compartilhamento de valores.

 

Na sexta-feira (13), houve o momento de interação, animação e dinâmica de apresentação, que foi conduzido pelas jovens da etapa formativa do Postulado da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, acompanhadas de sua formadora. Durante esse momento, experimentou-se sentimentos de descoberta, entusiasmo por novas amizades e alegria, que marcaram com muito fervor, a abertura do Encontro. Além disso, grupos foram sistematizados para melhor integrar os formandos e organizar as equipes responsáveis pela oração, animação/recreação e limpeza dos ambientes.

 

Encontro do Aspirinter e Postulinter

 

No sábado (14), adentrou-se mais profundamente no tema proposto pela coordenação da CRB: As Relações Inter e Intrapessoais, assunto que merece muita notoriedade nas comunidades religiosas, já que partilham de uma vida comum e fraterna, que deve perpassar por uma autêntica comunicação e pelo favorecimento de relações saudáveis.  A Irmã Amparo Machado pontuou a importância do autoconhecimento, os níveis e regras da comunicação e a busca pela harmoniosa integralidade das três faculdades do homem: intelecto (mente), sentimentos (emoções) e vontade, evidenciando que se deve “fazer da ideia amada, uma ação concreta”.

 

Durante o Encontro, também houve a discussão sobre o ser autêntico e verdadeiro na interação com o outro, buscando revelar plenamente a identidade pessoal para favorecer uma maior liberdade na comunicação mútua.

 

Encontro do Aspirinter e Postulinter

 

No domingo (15), após a participação celebrativa da Santa Missa na Capela do Memorare, os formandos vivenciaram os últimos momentos de formação e palestras do Aspirinter e Postulinter 2022, cujo encerramento deu-se com um almoço festivo e animado. Durante todos os dias aconteceram celebrações eucarísticas em uma capela particular disponível para a oração.

 

Cada formando retornou para sua comunidade com o compromisso fraterno de rezar uns pelos outros e colocar em prática na vivência comunitária os conhecimentos adquiridos.

 

Encontro do Aspirinter e Postulinter


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook