Notícia
Data: 29/07/2022

COMISSA 2022


Por: Anbeas
Regeneração-PI

Jovens em campo: testemunhas alegres

 

“O Senhor me enviou para uma grande missão...”

 

Evangelizadas e enviadas pelo Senhor, Irmãs e jovens vocacionadas participaram de mais uma experiência missionária, a COMISSA – Convivência Missionária Saviniana, neste ano de 2022. Trata-se de uma proposta para as jovens vivenciarem a missão de anunciar a Palavra de Deus, com o próprio testemunho e com a partilha do Evangelho no modo Saviniano de ser, permeado por valores próprios: a gratuidade, o acolhimento e a disponibilidade.

 

COMISSA-2022

 

Entre os dias 22 e 28 de julho, o grupo de 20 jovens, vindas das cidades de Teresina, Nazária e Parnaíba, no Piauí, de Caucaia e Fortaleza, no Ceará e de Itabaiana na Paraíba, acompanhadas por 9 Irmãs, desses três Estados, estiveram na cidade de Regeneração, Piauí. Acolhidas pelo Padre Francimilson Holanda e sua comunidade eclesial, participaram dos dias conclusivos da Festa do Divino Espírito Santo na matriz da Paróquia de São Gonçalo de Regeneração.

 

COMISSA-2022

 

A programação dos primeiros dias de encontro propiciou, além da aproximação dos fiéis pela participação das atividades da Igreja local, o entrosamento entre Irmãs e jovens participantes, na partilha da experiência com Deus, por meio da Lectio divina, na partilha do pão material e espiritual e na partilha de dons nos momentos de ajuda fraterna. Foram ainda situadas na realidade atual da Paróquia, tanto na dimensão pastoral quanto na dimensão social, com seus muitos desafios.

 

COMISSA-2022

 

Todos os dias eram iniciados com a oração de louvor a Deus, com a apresentação um valor saviniano a ser vivido e uma frase saviniana motivadora. Após o café da manhã, as missionárias saíam em direção às capelas de cada Comunidade, onde eram orientadas e guiadas pelos leigos nas visitas às famílias. Foram contempladas, assim, mais de 200 famílias, nas Vilas São Cristóvão, União e Santa Teresinha, localizadas na região mais periférica da cidade.

 

COMISSA-2022

 

Foi uma experiência muito rica de encontro com o Cristo escondido no rosto nossos irmãos pobres como nós, e mais pobres do que nós. A realidade de extrema pobreza tocou profundamente as Irmãs e as vocacionadas, que tomaram ainda mais consciência da urgência da evangelização e da necessidade de mais operários para a messe do Senhor.

 

COMISSA-2022

 

Houve ainda a oportunidade do encontro com alunos e ex-alunos da Obra Saviniana presente naquela cidade, o Centro Educacional Menino Jesus, em número de quase 70 participantes, entre crianças, jovens e adolescentes, que confirmaram a importância e o grande alcance dessa obra na região, por ser sinal de esperança para tantas famílias que por ela são assistidas. Foi destaque, ainda, na experiência deste Comissa, a participação das colaboradoras do Centro Educacional, sobretudo nos dias de visita às famílias.

 

COMISSA-2022

 

Certamente um encontro permeado por experiências recíprocas, de evangelizar e ser evangelizadas, de dar e receber alegria, acolhimento e amor, que ficarão gravadas na mente e no coração das missionárias.


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook