A Rede Saviniana debate as perspectivas de futuro com foco no Projeto de Vida do Ensino Médio
A Lei nº— 13.415/2017, conhecida como Lei do Novo Ensino Médio, prevê que os currículos escolares devem considerar a formação integral do estudante, colocando o Projeto de Vida como conteúdo obrigatório. Nessa perspectiva, em concordância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento que define os parâmetros para o desenvolvimento do currículo de cada instituição escolar – a Rede Saviniana de Educação e Assistência Social da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, realizou nos últimos dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Formação Memorare, o GT de Ensino Religioso, conectada com a Direção Administrativa da Rede Saviniana de Educação-Anbeas, Diretores Pedagógicos, Coordenação de Ensino Religioso e Pastoral, Professores de Ensino Religioso e Setor de Psicologia das escolas, com grupo representativo de modo presencial em Teresina e as mantidas, presentes nos Estados do Pará, Paraíba, Ceará e Piauí.
Com base no exposto acima, o primeiro dia do Grupo de Trabalho teve o pontapé inicial com o momento de oração conduzido pela Escola Irmã Maria Catarina Levrini, que nos motivou a pensar em uma boa notícia de Jesus para o mundo de hoje, assim da mesma forma, o Educador Saviniano precisa levar para os diversos educandos a proposta do Projeto de Vida, como meio de ”promoção e resgate do ser humano em todas as suas dimensões, por intermédio da educação, da assistência social e da evangelização, alicerçadas nos princípios cristãos e savinianos, de que resulte uma expressiva atuação social” (Projeto Educativo Saviniano, 2008, p.13). E é por esse motivo que o tema proposto a refletir-se foi: Vida interior e Impacto social, presidido pelo professor Humberto Herrera Contreras, assessor na área de Ensino Religioso e Pastoral da SM Educação, que em conjunto com a Direção da Rede Saviniana, Serviço de Psicologia Escolar e Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral – SORP chegaram a fase final de construção de um empenhativo trabalho das Diretrizes Pedagógico-Pastorais para o Projeto de Vida.
No referido documento, tem-se a intenção educativa de possibilitar que os saviestudantes construam saberes que lhes oportunizem conhecer-se como sujeito únicos, integrados, protagonistas, transcendentes e comprometidos com a vida, tendo a escola como mediadora de tal processo, contando com a participação dos professores, especialmente os da área de Ensino Religioso do Pastoralista, do profissional de Psicologia e a contribuição efetiva de todos os colaboradores. Dessa maneira, o GT não só contribuiu para o alinhamento dos últimos ajustes e correções de maneira democrática em que todas as Unidades da Rede tiveram a possibilidade de expressar-se, mas também para a finalização de um Projeto de Vida totalmente autoral e com a marca do carisma da Bem-Aventurada Savina Petrilli.
Em decorrência disso, a Rede Saviniana vislumbra a educação como instrumento imprescindível à formação do ser humano, diante das mudanças da época, a educação católica deve contribuir para a descoberta do sentido da vida e fazer nascer novas esperanças para o hoje e para o futuro, utilizando-se da transmissão efetiva de valores, sob um viés unificado nas diversas Escolas da Rede. “Desejamos que Jesus Cristo, o Grande Educador e Aquele que por excelência soube dar sentido à vida humana, esteja com cada um e cada uma nesta desafiante e nobre missão” (GT de Ensino Religioso).