Aconteceu em Teresina, Piauí, no espaço do Centro de Formação Memorare, das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, nos dias 21,22 e 23 de junho de 2024, a edição do Aspirinter e Postulinter de 2024, que foi organizada pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), regional de Teresina.

 

O tema central desse encontro, “Gerenciamento de conflitos para melhor conviver”, transmite a importância de buscar meios para solucionar e administrar as adversidades na convivência fraterna. O encontro reuniu aspirantes e postulantes de diversos Institutos Religiosos, como das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, de Nossa Senhora das Dores, das Ordem dos Frades Menores e a Ordem do Preciosíssimo Sangue. Foi assessorado pela Irmã Amparo Machado, SDP, que começou dizendo:

 

“É normal existir conflitos, mas é necessário resolver”. Com esse conhecimento convidou os formandos a refletirem sobre seus valores e objetivos, e a perceber que ao tentarem impor seu ponto de vista podem gerar conflitos, dessa forma, o papel da assessora foi convidá-los a pensar de que maneira o conflito poderia ser solucionado sem comprometer o outro e obter uma razão por trás de cada certame. Outrossim, na resolução de conflitos, é fundamental desenvolver a capacidade de lidar com as emoções, tanto próprias quanto as dos outros, mantendo o autocontrole e o equilíbrio emocional.

 

No sábado do encontro, para aprender a solucionar outros conflitos, os formandos puderam assistir ao filme “As Crônicas de Nárnia, O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa”, em que ao final do filme tiveram que citar os conflitos envolvidos e quais as soluções de cada um, assim, dispondo-se um paralelo para reflexão própria, pois para resolver um conflito é preciso primeiro conhecê-lo. E para finalizar, tivemos a noite cultural junina, em que os formandos ficaram responsáveis pela animação do momento, com danças e a quadrilha tradicional.

 

No último dia para concluir o encontro da melhor forma, os formandos e os formadores participaram da Santa Missa para agradecer por todo conhecimento adquirido e, em seguida, um almoço alegre e fraterno para celebrar esses dias de muito aprendizado e de crescimento interior.


“É na adversidade que se prova ter paciência e amor” – Santa Catarina de Sena

Os comentários estão fechados
Arquivo de Notícias