Escola Irmã Maria Catarina Levrini

NOSSA ESCOLA

   A Escola Irmã Maria Catarina Levrini, fundada há 65 anos, acompanha os avanços educacionais com ação pedagógica dinâmica e dedicada à educação de crianças e jovens, voltada para a formação e desenvolvimento integral do educando nas suas múltiplas dimensões: cognitiva, afetiva, corporal, espiritual e socioambiental, através de um ambiente estimulador, rico em experiências variadas, atuando de maneira comprometida junto à comunidade, visando o senso crítico, o desenvolvimento das potencialidades humanas e científicas, o respeito às diferenças e ao meio ambiente, por meio de atitudes e valores cristãos norteados pela pedagogia saviniana.

HISTÓRICO

A Escola foi fundada em 14 de fevereiro de 1957, em homenagem à Irmã Maria Catarina Levrini, uma das maiores entusiastas da ideia de oferecer uma boa educação à comunidade.

Da oferta da alfabetização apenas, a Escola foi logo ampliada para trabalhar com os anos iniciais do Ensino Fundamental.

 Em 2004 foi inaugurado o prédio da Educação Infantil, Anexo Irmã Angélica Arnaut.

 E hoje conta com uma excelente estrutura física para o bem-estar dos alunos.

A Escola Irmã Maria Catarina Levrini construiu ao longo dos anos de atuação junto à comunidade uma identidade de Instituição dinâmica, integrada e comprometida com a formação de pessoas críticas, éticas e conscientes.

ADMISSÃO NOVOS ALUNOS

Informamos que o Processo de Admissão de novos alunos foi iniciado. Para maiores informações, por favor, entre em contato com a Escola pelos canais de comunicação abaixo.

Contatos

Rua Irmã Angélica Arnault, 4790 – Memorare

Teresina – Piauí

Tel: (86) 2106-2670

E-mail: eimcl@anbeas.org.br

Instagram: @e.i.m.c.l

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Equipe Pedagógica

 O Serviço é oferecido na Escola por uma equipe composta por Religiosas da CIPSCS, profissionais leigos, professores de Ensino Religioso e outros colaboradores de vivência religiosa; e o Serviço de Psicologia Escolar que tem por finalidade auxiliar no desenvolvimento cognitivo, emocional e no aprimoramento das relações interpessoais de todos que estão inseridos no processo escolar. 

 

Educação Saviniana

   A política educacional assumida nesta Escola é uma ação educativa referenciada no Projeto Educativo Saviniano. Também somos orientados, na explicitação das diretrizes pedagógicas, pelos dispositivos legais que regem a Educação nacional e o Sistema Estadual de ensino. Aspectos que compõem o nosso agir:

  • Uma filosofia humana e cristã que responde às necessidades humanas, afetivas e intelectuais dos educandos, zelando pela educação integral;
  • Professores atualizados e entusiasmados na realização do projeto educativo;
  • Educação moderna, com vistas à excelência acadêmica;
  • Eficácia e eficiência na organização e no funcionamento da escola e das atividades curriculares;
  • Amplo acervo cultural à disposição dos alunos, com os avanços da tecnologia educacional.

SEGMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA OFERTADOS

Atualmente, a Instituição oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais compreendido em dois turnos de funcionamento: Período matutino e período vespertino, e tem como entidade mantenedora a Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social –  ANBEAS.

Além disso, a Escola conta também com o Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORP). 

Educação Infantil

Sendo a Educação Infantil a base que alicerça o desenvolvimento de uma criança, entendemos que esta fase é de singular importância na vida do ser humano e investimos no que há de melhor como proposta político-pedagógica.

Assim, o Anexo Irmã Angélica Arnaut atende as crianças de 3 a 5 anos (do Nível I ao Nível III), e lhes proporciona o melhor desenvolvimento na área educativa, a fim de que cresçam como bons cristãos e exímios cidadãos para atuar na sociedade como pessoas de singular valor.

Fundamental I

A entrada no Ensino Fundamental revela ao estudante um novo e atraente universo. Nessa etapa, a Escola oferece uma nova organização para o trabalho. Compreender essa nova rotina e dominar os procedimentos necessários para aprender os conteúdos é um desafio real e motivador. Desafio cujo andamento se amplia à medida que são introduzidas diferentes disciplinas e os conteúdos são abordados em aulas, pesquisas, estudo do meio e projetos interdisciplinares. Dessa forma, desde as séries iniciais, a ação pedagógica direciona-se à aprendizagem significativa.

Fundamental II

No segundo segmento da Educação Básica, o estudante é desafiado a desenvolver novas competências e habilidades, que o instrumentalizam a capacidade de enfrentar situações-problema, trabalhar em grupo, dominar diversas linguagens e, criativamente, propor soluções.

Notícias

GT de Ensino Religioso

Ensino Religioso: Explorando Perspectivas e Desafios em Sala de Aula Nos dias 16 e 17 de…

GT de Educação

Encontro de Educadores da Rede Saviniana Destaca a Importância das Interfaces da Linguagem na Prática…

Arquivo de Notícias

INFRAESTRUTURA

A Escola Irmã Maria Catarina Levrini, no intuito de produzir conhecimento, articulando o saber empírico, científico, cultural e social, conta com:

Ambiente interno – setores EIMCL

Ambiente interno – setores EIMCL infantil

Biblioteca

Laboratório de Ciências

Espaço Digital

Laboratório de Línguas

Parque infantil

Pátio interno

Salas de aula espaçosas e climatizadas

Refeitório

Auditório

Área Coberta

Ginásio poliesportivo

Campo de Futebol society