Escola Santa Inês

NOSSA ESCOLA

ESI   A Escola Santa Inês, localizada no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina, visa promover o acesso de crianças e adolescentes ao Ensino Infantil e Fundamental I, agregando uma educação de qualidade e os valores savinianos à vida de cada estudante.

  Convidamos você para conhecer um pouco mais sobre nossa escola, que mescla a maturidade e a experiência de quem investe, há mais de vinte anos, em educação com: modernidade, excelente infraestrutura e um coeso grupo de Irmãs, coordenadores, professores e colaboradores que darão auxílio à formação do seu(sua) filho(a).

HISTÓRICO

ESI A Escola Santa Inês, situada em Teresina – Piauí, em sede própria, na Quadra 76, Casa 12, na zona sudeste da cidade, é uma Escola confessional que integra a rede de Estabelecimentos de Ensino mantida pela Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social – ANBEAS, que pertence à Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, Província Sagrado Coração de Jesus, em Teresina – PI.

  Fundada no dia 02 de janeiro de 1959, sob o governo geral da Madre Giovana Fois e da superiora provincial Madre Florina. No início suas atividades foram desenvolvidas nas dependências do Colégio Sagrado Coração de Jesus, situado na Avenida Frei n° 1793, no turno vespertino, atendendo crianças em situação de vulnerabilidade social.

  No dia 20 de abril de 1992, a Irmã Maria do Socorro Franco de Sá, superiora provincial na época, foi a responsável pela transferência e construção do prédio no bairro Dirceu Arcoverde I atendendo 80 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, funcionando pela manhã e à tarde, no salão de reuniões na residência das Irmãs, sob a direção da Irmã Jacira Cunha de Sousa, que foi a primeira diretora.

  No segundo semestre de 2002 foi construído o atual prédio e a partir de 2007 de modo gradativo foi implantado o Ensino Fundamental séries iniciais. Alguns anos depois, com a então Superiora Provincial Irmã Amparo Mesquita Machado, houve a construção de um segundo prédio em anexo, onde funciona o laboratório de línguas, mais um pátio para eventos e atividades físicas, bem como um espaço onde em breve funcionará o laboratório de ciências.

ADMISSÃO NOVOS ALUNOS

ESI

A Escola oferece ainda acompanhamento às famílias por meio de palestras e visitas domiciliares e ainda atividades extras-classe, esportivas, culturais e religiosas, agregando o valor saviniano à vida de cada estudante.

Informamos que o Processo de Admissão de novos alunos foi iniciado. Para maiores informações, por favor, entre em contato com a Escola pelos canais de comunicação abaixo.

Data de fundação: 02/01/1959
Quadra 76 – Casa 12 – Conjunto Dirceu Arcoverde I
Teresina – Piauí
Tel: (86) 3236-1061
E-mail: esi@anbeas.org.br
Instagram: esi_anbeas

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Equipe Pedagógica

 A Equipe Pedagógica da Escola é formada por Religiosas da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena (CIPSCS) e educadores competentes que primam pela qualidade da educação oferecida aos seus alunos. Atualmente, a Escola é administrada pela Irmã Francisca das Chagas de Sousa. 

 

Educação Saviniana

   A política educacional assumida nesta Escola é uma ação educativa respaldada no Projeto Educativo Saviniano, caracterizando-se, assim, pelos seguintes aspectos:

  • Através de uma prática libertadora, visa fazer da educação a principal diretriz para uma nova evangelização;

  • Professores atualizados e entusiasmados na realização do projeto educativo;

  • Educação moderna, com vistas à excelência acadêmica;

  • Eficácia e eficiência na organização e no funcionamento da escola e das atividades curriculares;

  • Amplo acervo cultural à disposição dos alunos, com os avanços da tecnologia educacional.

SEGMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA OFERTADOS

Educação Infantil

 Sendo a Educação Infantil a base que alicerça o desenvolvimento de uma criança, entendemos que esta fase é de singular importância na vida do ser humano e investimos no que há de melhor como proposta político-pedagógica.

  Assim, a Escola Santa Inês atende as crianças de 3 a 5 anos (do Nível I ao Nível III), e lhes proporciona o melhor desenvolvimento na área educativa, a fim de que cresçam como bons cristãos e exímios cidadãos para atuar na sociedade como pessoas de singular valor.

Fundamental I

A entrada no Ensino Fundamental revela ao estudante um novo e atraente universo. Nessa etapa, a Escola oferece uma nova organização para o trabalho. Compreender essa nova rotina e dominar os procedimentos necessários para aprender os conteúdos é um desafio real e motivador. Desafio cujo andamento se amplia à medida que são introduzidas diferentes disciplinas e os conteúdos são abordados em aulas, pesquisas, estudo do meio e projetos interdisciplinares. Dessa forma, desde as séries iniciais, a ação pedagógica direciona-se à aprendizagem significativa.

INFRAESTRUTURA

A Escola Santa Inês, na proposta de educar crianças e jovens, tem como meta produzir conhecimento, articulando o saber empírico, científico, cultural e social, pautado numa abordagem ética, na dimensão dos valores humanos. Para desenvolver esse trabalho, conta com:

Salas espaçosas e climatizadas

Ambiente Interno

Laboratório de Línguas

Espaço Digital

Parque Infantil

Sala de Vídeo e de Leitura

Pátio Interno

Notícias

Dia da ANEC no Piauí

Encontro da ANEC Destaca a Missão da Escola Católica na Era da Inclusão O Centro Cultural…

GT de Ensino Religioso

“Juventudes: acompanhamento, experiências e projeto de vida”. A Rede Saviniana realizou nessa quinta-feira e sexta-feira (26…

GT de Educação

O 38º GT de Educação da Rede Saviniana teve como tema “Mediação Docente e Inclusão”  A…

37º GT de Educação Saviniana

O GT fomentou a discussão, a análise e a reflexão crítica dos mecanismos cerebrais envolvidos…

Arquivo de Notícias