Dois dias de muito aprendizado e reflexão acerca da disciplina de Ensino Religioso
O 2º Grupo de Trabalho (GT) de Ensino Religioso da Rede Saviniana de 2024, realizado nos dias 5 e 6 de setembro, abordou o tema central “Ensino Religioso e Pastoral”, destacando a importância da integração entre o ensino religioso e a pastoral na formação humana e espiritual dos estudantes.
Houve um momento de espiritualidade e em seguida a Diretora-Presidente da ANBEAS, Irmã Amparo Machado, deu as boas vindas. E falou da importância do GT, comparando a escola a um corpo vivo, em que o Ensino Religioso e a Pastoral representam o coração pulsante. “A escola deve fazer pulsar. O educador de ensino religioso, o pastoralista, deve sentir-se muitíssimo importante. Não é um componente curricular inferior aos demais. Ele é tão importante para nós, como escola católica, ele é de suma importância. Porque nós temos que prestar contas, a nível acadêmico, com a questão de trabalhos e notas, mas também devemos prestar contas diante de Deus. Quantas almas passam nas nossas escolas?”, disse Irmã Amparo.
Essa visão ressalta a responsabilidade das escolas católicas não apenas em garantir o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também em cuidar de sua formação espiritual, refletindo o compromisso com a educação integral.
O palestrante é doutor em educação Humberto Herrera Contreras trouxe contribuições valiosas ao debate. Em sua fala, ele questionou sobre o impacto das escolas na transformação de seus alunos. “Nossos alunos se tornaram melhores pessoas? Conseguimos avaliar isso? Se tornaram melhores empresários? Melhores políticos? Melhores agentes sociais? Melhores profissionais? Melhores cidadãos? Essa é a nossa preocupação. Porque aí nós estamos percebendo se todos esses valores católicos e familiares estão sendo estruturantes na formação deles.”, afirmou Herrera.
Foram dois dias de debate e que provocou os participantes a refletirem sobre a eficácia da educação religiosa no desenvolvimento ético e moral dos estudantes e o papel das escolas católicas na formação de pessoas comprometidas com a sociedade.