O tema de 2023 foi “Felizes os Mansos Porque Herdarão a Terra”
Nos dias 17, 18 e 19 de novembro a Rede Saviniana de Educação e Assistência Social realizou a XXVI Jornada da Juventude. Com o tema “Felizes os Mansos Porque Herdarão a Terra”, centenas de jovens, de vários estados do Brasil e ainda do Equador, se reuniram no Centro de Formação Memorare.
A abertura da Jornada foi marcada por animação, emoção, oração e reflexão. A Irmã Amparo Machado deu as boas-vindas, destacou a alegria, o dinamismo da Jornada e explicou o tema do Encontro. “Vocês acreditam nesta bem aventurança de Jesus? Ele era manso, não gritava, não punia as pessoas, corrigia sempre com mansidão. Ser manso não significa que ele não se zangasse. Esta jornada nos convida, portanto, a entrarmos em nós e percebermos nossos sentimentos e emoções neste momento conturbado da história, de grande violência, de guerras. Nossa proposta é ajudar vocês jovens a descobrirem-se.”, afirmou a Diretora-Presidente da ANBEAS.
Foi esse autoconhecimento que fez o estudante Corsino Filho, de Teresina, voltar à Jornada. Ele havia participado ano passado e não teve dúvida que esse ano precisa estar presente novamente. “A gente sai daqui diferente. Em algum momento eu até chorei. Cheguei achando que seria só mais um fim de semana, mas vou embora outra pessoa, é um autoconhecimento incrível”, disse o jovem.
A JJS é um encontro em que os jovens celebram a fé, compartilham experiências de espiritualidade, de evangelização e se unem em torno de Deus. Essa jornada proporcionou um ambiente de encontro, oração e confraternização entre os jovens. “É sempre uma surpresa, um novo encontro, uma nova emoção. A gente sente o carinho das Irmãs, a união dos jovens e a doação”, disse Jaílson Sousa, que já participou de onze jornadas e agora veio com a esposa como voluntário.
A XXVI Jornada também marca o Jubileu Saviniano. Há um século e meio as primeiras Irmãs dos Pobres chegavam ao Brasil. “Estar aqui, na sede da Província do Sagrado Coração de Jesus, é uma reafirmação da eterna gratidão à essas mulheres que há 150 anos doam suas vidas em prol de um mundo mais justo e igualitário. Sou ex-aluno do Colégio de Nossa Senhora das Graças, em Parnaíba-PI. Participei das Jornadas da Juventude 2012, 2013, 2014, 2018, 2019, 2022 e 2023 e sinto-me renovado e amado, cada vez mais por Nosso Senhor Jesus Cristo”, destacou Armani Celli Furtado.
A Jornada também é um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Maria Eduarda Teles, de Mosqueiro, no Pará, foi embora com a certeza que vai levar mais amor ao mundo. “Volto para minha casa gratificada e querendo espalhar mansidão. As conferências, o filme e as oficinas foram muito importantes para clarear os pensamentos, para mudar os meus objetivos”, concluiu a jovem.
Ver todos essa geração reunida por uma só razão, seguir em Cristo, renova a esperança de toda a Rede Saviniana. Para aqueles que seguem a vida religiosa como vocação, a Jornada da Juventude Saviniana é ainda mais um impulso para o caminho escolhido.