A Vigília de Pentecostes é a preparação para a descida do Espírito Santo, o advogado, o consolador, prometido por Jesus e enviado pelo Pai, início de um tempo de abundantes graças para a Igreja, o tempo da vida no Espírito.
Neste ano, a oração do Terço Mariano com a comunidade marcou o início da Vigília de Pentecostes no Emaús Centro da Juventude. Crianças, jovens, casais, Irmãs e senhoras formaram um grande ‘terço humano’, no qual cada pessoa representava uma conta do terço. Foi um belo e profundo momento, no qual os fiéis presentes intensificaram sua oração pelas famílias, pelas vocações, pelas necessidades do mundo inteiro, confiando todas essas intenções à intercessão de Nossa Senhora, Mãe da Igreja.
Em seguida, os participantes, entre os jovens convidados, os crismandos, os vocacionados e os fiéis da comunidade, foram convidados a clamar a vinda do Espírito Santo com muito entusiasmo. Outro destaque deste ano foi o protagonismo dos jovens crismandos, que apresentaram artisticamente quem é o Espírito Santo e como Ele age em nós: iluminando, conduzindo, consolando, transformando e renovando, em situações bem concretas da vida.
Formaram depois grupos menores, que foram visitados por alguns jovens explicando os dons do Espírito Santo, preparando-os para a hora de Adoração. Este foi o momento ápice da Vigília de Pentecostes, em que diante de Jesus Eucarístico, rezaram, pedindo o Espírito Santo com os seus dons, para eles, para suas famílias, para a humanidade inteira.
Foi para cada participante, ocasião para reavivar a consciência de ser templo do Espírito Santo, e de desejar e se empenhar para viver guiados por Ele, como filhos de Deus.