Por: Anbeas
Teresina-PI
Entra pra roda você que é família!
Respeitar a cultura brasileira, fortalecer vínculos familiares e comunitários, contribuir na construção de valores e prevenir situações de risco social é a missão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Raios de Luz.
Dessa forma, cada modalidade contribui no projeto de formação em valores, que durante todo o ano de 2022 desenvolve com as Crianças e Adolescentes o valor “espírito de família” ao trabalhar o senso de pertencimento e a compreensão de que em Jesus somos todos irmãos. Solidificando entre as Crianças e os Adolescentes a possibilidade de construção de relações sadias baseadas na reciprocidade e no acolhimento das diferenças.
Por isso, foi concretizado o Batizado e troca de Cordas da Capoeira, momento de grande significado para as Crianças e Adolescentes da modalidade. O Batizado na capoeira é uma festa de integração do iniciante ao mundo capoeirístico. Ele tem dois objetivos: fixar o nome de guerra (apelido), marcando como ele será conhecido na Capoeira e estreá-lo na roda pela primeira vez, na presença de outros capoeiristas, dos familiares e da comunidade em geral. Na Troca de graduação, o aluno recebe uma nova corda, mostrando o seu avanço como capoeirista e consagrando sua dedicação e cuidado com a Arte de ser capoeirista.
Além das tradicionais marcas da organização e beleza que favorecem o envolvimento do público, o Batizado deste ano trouxe como inovação a apresentação dos instrumentos que compõem a musicalidade da Capoeira: berimbau, pandeiro, atabaque, agogô e as palmas, e com eles a apresentação de seu contexto histórico e importância.
Em seguida, o professor João, com seus convidados e os adolescentes apresentaram o Maculelê, com caracterização de trajes e pinturas que enriqueceram o momento. E como forma de ressaltar ainda mais o caráter celebrativo do Batizado, houve o Samba de Roda, reconhecido como Patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO em 2008, pois envolve elementos culturais que perpassam a história de comunidades culturalmente interligadas.
Ao final, três alunos que finalizaram seu período enquanto adolescentes na modalidade capoeira receberam a certificação do Raios de Luz com o Grupo Muzenza, motivo de gratidão e alegria, pois ser Raios de Luz é aprender sobre valores, ser multiplicador de informações e irradiar vidas e sonhos!