ANBEAS
A Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social – ANBEAS- pertence à Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena...
Leia Mais
Realizou-se entre os dias 21 e 27 de julho, na cidade de Regeneração do Piauí, a XX Convivência Missionária Saviniana (COMISSA) organizada pelas Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena por meio do Emaús- Centro da Juventude. A semana missionária contou com a participação de 21 jovens vindas de Parnaíba, Monsenhor Gil, Teresina e Belém acompanhadas da equipe de organização formada por seis Irmãs – Ir. Amparo, Ir. Ana Paula, Ir. Socorro, Ir. Mayara, Ir. Andréia e Ir. Cristiane – e as Aspirantes. As missionárias ficaram no Centro Educacional Menino Jesus, obra da Congregação das Irmãs dos Pobres que ajuda centenas de crianças pobres da região da cidade, este ano, o Centro Educacional completa os seus dez anos de existência – fato comemorado com o reencontro de ex-alunos da obra. O grupo contou com a ajuda de duas funcionárias do Centro (Dona Rosa e Christianne), com a Pastoral da Juventude de Regeneração, bem como com o acompanhamento do pároco, padre Robert Passos, que participou do clima em família construído ao longo da semana.
Durante os sete dias de convivência, as jovens conheceram a realidade local por meio da formação inicial, na qual aprenderam sobre a história da cidade, da paróquia e das comunidades a serem visitadas. Além disso, empenharam-se em viver fraternalmente e em comunidade as virtudes da Gratuidade, Acolhimento e Disponibilidade dispostas a sobretudo unir-se ao Papa Francisco que pede à Igreja que saia de seu comodismo para ir ao encontro das periferias físicas e existenciais.
Nesse clima de comunhão, o grupo vivenciou as visitas às famílias como o próprio encontro com o Cristo que sofre. Nesse sentido, as jovens e as irmãs “tocaram” a pobreza das pessoas encontradas, reconhecendo realidades duras de muito sofrimento e de muita fé em Deus. Assim, tiveram a oportunidade de levar àquelas pessoas a mensagem de esperança de Deus que é Pai. Ao todo, foram visitadas quatro comunidades: Jaicó, Alto do Balanço, Vila São Cristóvão e Vila União, de forma que se alcançaram centenas de famílias.
Além das missões, as jovens aproveitaram momentos de dinâmicas, orações, peregrinação e lazer dos quais serviram também como discernimento vocacional para as meninas que se fizeram presentes na Convivência. Os dias de COMISSA foram intensos e confirmaram a vocação cristã que todos têm a servir quem sofre, vendo somente Jesus em cada um. Dessa forma, muitas se sentiram o sal da terra, que para dar sabor e sentido à vida humana, se dissolve e precisa ‘tocar’ em algo para cumprir a sua missão.
A Convivência foi concluída com um café oferecido pelo Pe. Robert e lazer na cidade vizinha, Amarante, onde puderam agradecer as infinitas graças alcançadas e oferecer por cada família visitada.