Data: 10/08/2017
O Emaús- Centro da juventude realizou entre os dias 24 a 30 de julho a Convivência Missionária Saviniana (COMISSA), experiência genuÃna de missão e evangelização.
Por: ANBEAS
Teresina
O Emaús- Centro da juventude realizou entre os dias 24 a 30 a Convivência Missionária Saviniana (COMISSA), experiência genuína de missão e evangelização. A edição deste ano ocorreu na cidade de Luís Correia- PI onde as 29 jovens do Pará, Ceará e Piauí, acompanhadas de 9 irmãs tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo realidades duras de carência material e sobretudo espiritual.
O COMISSA começou no dia 24 com o jantar e uma dinâmica de entrosamento seguida da oração da noite. Na terça feira pela manhã, após a celebração da Santa Missa com o padre Marcelino, sacerdote local que auxiliou e facilitou as missões, o grupo foi dividido em 5 subgrupos, a fim de alcançar um maior número de famílias visitadas e, portanto, evangelizadas com a presença de Deus na Palavra.
De segunda a sexta, os grupos visitaram bairros mais carentes da cidade de Luís Correia, ode foram percebidas realidades que urgem a assistência material, mas sobretudo espiritual. Carência material nas famílias que notoriamente não têm sequer as condições básicas de dignidade respeitadas pelos órgãos públicos; e carência espiritual pois em tantas localidades se percebeu a sede que as pessoas têm, em sua simplicidade. De encontrar o divino e por não terem orientações na Verdade, acabam enveredando por cainhos que as levam a falsas verdades, que exploram a vida humana e banalizam a Fé.
Foram visitados, dentro da cidade, os bairros: Campos, Cearazinho, Santa Luzia, Farol, Rocinha e Beira-Mar. E na sexta feira, as jovens e irmãs foram ao interior onde conheceram a comunidade de Carapebas. Ali encontraram uma forte experiência de fraternidade, haja vista que toda a comunidade se mobilizou para receber as missionárias com muita alegria.
Para que fizessem uma boa missão, foram orientadas pelas irmãs durante toda a semana e principalmente, antes de sair, sempre rezaram para encontrarem-se também com Deus. Afinal, faziam todos os dias a vivência dos discípulos no Monte Tabor, de contemplar a beleza de Cristo na oração, mas também descer da montanha e ir ao encontro da humanidade que clama socorro.
Ao final de cada dia de missão, em que saiam cedo e voltavam somente à noite, as jovens experienciaram o cansaço natural do físico, mas a alma estava sempre em paz e alegre por terem sido instrumentos da presença de Deus na vida das pessoas encontradas. Para isso, partilharam entre si as fortes impressões do dia, dessa forma, também podiam rezar pelas famílias e aprender juntas.
Ao todo, foram visitadas 495 famílias, com a exceção dos encontros que foram realizados com o grupo de crianças e adolescentes ex-alunos do Centro Educacional Madre Savina, que completa esse ano 10 anos de fundação; e com os jovens na comunidade de Carapebas.
Para concluir a semana de intensa doação e missão, ao sábado foi realizado o momento de lazer confraternização do grupo, no qual passaram o dia na praia e ao entardecer viveram a Adoração ao Santíssimo Sacramento, ápice da Fé Cristã.