Os cursos foram ofertados através do Pronatec.
A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), entregou nessa quarta-feira (15), certificados aos concludentes dos cursos de auxiliar de confeitaria e promotor de vendas. Os cursos tiveram a duração de três meses com carga horária de 220 horas/ aula cada, com 25 alunos em cada turma.
Os cursos foram ofertados através do Programa nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de renda, com o objetivo de aumentar estas oportunidades por meio de cursos de formação iniciada ou continuada ou qualificação profissional.
“O nosso público alvo são os beneficiários do Programa Bolsa Família e as pessoas inseridas no Cadastro único do Governo Federal, assim a nossa principal meta é que esse público seja capacitado e que consigam sair da situação de vulnerabilidade conseguindo uma renda ou trabalhando no mercado formal ou como autônomo. Esse é o primeiro passo de grandes conquistas, na perspectiva de melhorar as condições de suas vidas, família e comunidade”, esclarece a Coordenadora do Pronatec, Cristina de Melo Moura.
Ainda, segundo a Coordenadora, após o término dos cursos muitas delas são encaminhadas para empresas que solicitam pessoas capacitadas, inclusive muitas já estão trabalhando na área por isso não tiveram como comparecer a solenidade de entrega dos certificados.
“Com esse curso que participei gratuitamente adquiri o que ninguém pode retirar de mim, que é o conhecimento. Tivemos também o auxílio de professores capacitados e de referência no mercado. Agora, após o curso pretendo montar meu próprio negócio, para assim vender o que aprendi a fazer, e esse aprendizado já me rende lucros, pois já comercializo os produtos pela vizinhança onde moro, e todos aprovaram o que me empolga cada vez mais”, afirma a concludente do curso de auxiliar de cozinha, Fernanda Craveiro.
Os cursos foram realizados na Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social (ANBEAS), que cedeu o espaço gratuitamente.
Fonte: http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/noticia/Grupo-de-Desenvolvimento-Familiar-participa-de-palestra-sobre-direitos-trabalhistas/6318?hc_location=ufi