ANBEAS
A Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social – ANBEAS- pertence à Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena...
Leia Mais
O Memorare recebeu nos dias 4, 5 e 6 do mês corrente, 36 jovens em formação de diferentes Congregações e Ordens Religiosas para mais uma edição do Aspirinter e Postulinter. O encontro promovido semestralmente pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), tem por finalidade a aprimoração da formação humana e espiritual dos jovens em preparação para a Vida Religiosa. Reúne, para tal, os diferentes carismas em três dias de formação conjunta.
A Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena foi representada pelas Postulantes e Aspirantes acompanhadas de suas respectivas Formadoras: Irmã Socorro Silva e Irmã Amparo Machado, que este ano foi novamente Assessora do encontro. Em suas palestras, Irmã Amparo aprofundou acerca dos Relacionamentos Intra e Interpessoal, isto é, a capacidade de uma pessoa de se relacionar consigo mesma e com os outros em seus diversos contextos. Para isso, utilizou-se de momentos de dinâmica, músicas, troca de experiências por meio do diálogo e pausas para reflexões pessoais.
Durante os três dias de aprofundamento humano, o grupo teve a oportunidade de participar de Celebrações Eucarísticas e de crescer no reconhecimento do “Ser Igreja”, haja vista a convivência de diferentes carismas que enriqueceram o encontro. A exemplo disso, esse ano contou-se com a presença das seguintes Congregações e Ordens Religiosas: Ordem dos Frades Menores, Companhia de Jesus (Jesuítas), Irmãs Mínimas, Irmãs Capuchinhas, Irmãs de São José da Concórdia, Congregação das Servas do Amor Misericordioso, e Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena.
No sábado, 7, as Congregações confraternizaram-se em uma Noite Cultural em que apresentaram um pouco do Carisma de seus Fundadores e celebraram-se com momentos de descontração e recreio. Assim, os jovens e seus Formadores concluíram com o intuito comum de aplicarem em suas comunidades o conhecimento adquirido no encontro, a fim de crescerem no autoconhecimento (relacionamento intrapessoal) e consequentemente na Vida Comunitária (relacionamento interpessoal), imprescindível para a Vida Religiosa.