COMISSA 2018
“Eu disse sim ao Senhor,
Eu disse sim por amor,
Pronto pra ir eu estou
Para uma grande missão”
Foi esta a canção entoada todos os dias, de 23 a 29 de julho, pelas Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, formandas e as 26 jovens vocacionadas que participaram da 22ª edição do Comissa, realizado neste ano na cidade de Regeneração-PI.
Vindas do Ceará, do Pará, da Paraíba e de algumas cidades do Piauí, as jovens fizeram uma rica experiência missionária no estilo saviniano, que perpassou pelo discipulado, na atitude de se retirar para meditar a Palavra de Deus e escutar o Senhor, permanecendo em Sua presença, até a convivência e a partilha entre o grupo e finalmente o sair em missão, visitando as famílias para propagar o Evangelho.
As Irmãs dos Pobres e as jovens missionárias foram muito bem acolhidas pelos regenerenses, especialmente na Missa de abertura da Semana missionária, durante a qual muitos deles se juntaram ao grupo para também viver com bastante entusiasmo e ardor esses dias de intenso anúncio da Palavra de Deus.
No início de cada dia as jovens eram motivadas pelas Irmãs a viver virtudes próprias do carisma saviniano: disponibilidade, gratuidade e acolhimento, diante das situações e pessoas que encontrassem ao longo do mesmo. E ao seu término retornavam com um profundo sentimento de gratidão após a Celebração da Santa Missa pelo padre Robert Passos, ponto alto de encontro com Deus e com os irmãos visitados.
As visitas aos povoados Barreiro, Jaicó, Jacaré, Morada Nova, Vila São Cristóvão, Vila União e ao centro da cidade trouxe às jovens, especialmente pela partilha da Palavra e das realidades muitas vezes difíceis das famílias, a consciência da imensa sede de Deus que há no mundo, a necessidade de jovens comprometidos com a missão, própria da identidade cristã e um forte apelo à vocação religiosa, especialmente a ser uma Irmã dos Pobres de Santa Catarina de Sena.
Ao final do encontro, restou o sentimento de gratidão a Deus e aos regenerenses, mas sobretudo ao padre Robert Passos, pároco da Igreja de São Gonçalo, com sua equipe do COMIPA – Comissão missionária popular, que ao receber pela 2ª vez este encontro em sua paróquia ofereceu todo o apoio necessário, proporcionando a organização e a estrutura indispensáveis para o bom êxito da missão. Saudosas, as jovens também agradeceram às Irmãs dos Pobres e aos missionários regenerenses pelo bem que realizaram juntos e que receberam de Deus e daqueles que encontraram, e manifestaram o desejo de comprometer-se cada vez mais com a Igreja em favor do Reino.