O abrigo adotou novas medidas de proteção contra o coronavírus
A população idosa faz parte do grupo de risco de infecção pela COVID-19, o novo coronavírus. Por isso, é preciso cuidado e atenção especial ao lidar com os mais velhos nesse momento de pandemia.
O Lar da Providência, que abriga idosos em João Pessoa, na Paraíba, adotou algumas medidas restritivas para preservar a saúde dos mais vulneráveis. Foram suspensas as visitas do público externo. De acordo com a assistente social do Lar, Micheli Vasconcelos , estão proibidas as visitas dos familiares, além de pessoas da paróquia e dos estagiários. Houve uma diminuição do número de pessoas circulando para preservar a saúde de todos. Outro procedimento adotado foi a maior higienização dos produtos doados. Agora, segundo a assistente social, é feita a desinfecção com álcool em gel.
Seguindo as orientações dadas pelo Ministério da Saúde, todos os funcionários fazem uso do equipamento de proteção individual (EPI). Preocupados com a saúde física e também emocional dos idosos, também estão sendo feitas atividades de distração.
Idosos X Coronavírus:
Os idosos são mais suscetíveis ao novo vírus devido a imunossenescência. Trata-se de um processo natural do envelhecimento, que diminui a capacidade do sistema imunológico. Como resultado, aumenta de modo geral a incidência de doenças infectocontagiosas em idosos.
Quando os idosos apresentam comorbidades, como diabetes, doenças no coração e nos pulmões, o risco de infecção e complicações sobe ainda mais.
Dificuldade de transporte
A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa disponibilizou linhas especiais de ônibus para assegurar o deslocamento dos profissionais de saúde das redes pública e privada e dos profissionais que não podem deixar de trabalhar nesse período da pandemia. No entanto, o transporte não tem sido suficiente e os funcionários do Lar da Providência têm tido muita dificuldade para se deslocar. Para solucionar o problema, a direção do Lar contratou agora um motorista para fazer o transporte diário dos trabalhadores.