Os exames de todos os idosos e funcionários dão negativo
O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, iniciou ontem (27) a testagem da COVID-19 em idosos e funcionários de instituições de longa permanência. A testagem começou pelo Lar da Providência Carneiro da Cunha, da Rede Saviniana de Educação e Assistência Social.
No Lar da Providência, foram testadas 195 pessoas. Destas, 90 eram idosos e 105 funcionários. A primeira funcionária a fazer o teste foi Maria de Fátima Batista, de 52 anos, que trabalha na área de serviços gerais. “Todo mundo deve ter a preocupação de se cuidar pra não pegar esse vírus", afirmou.
Para a Irmã Vitória, responsável técnica pela Enfermagem, esta ação é muito importante porque proporciona mais segurança no cuidado com os idosos e funcionários da instituição. “Desde o início da pandemia, nós estamos tomando uma série de medidas. Tudo isso, para garantir a saúde dos nossos idosos e dos funcionários. Este teste rápido vem nos ajudar mais ainda, porque dá um termômetro de como está a nossa saúde”, observou.
Desde que foram registrados os primeiros casos da doença no estado, o abrigo adotou algumas medidas restritivas para preservar a saúde dos mais vulneráveis. Foram suspensas as visitas do público externo, houve uma diminuição do número de pessoas circulando, além da maior higienização dos ambientes e de todos os produtos. A direção do Lar da Providência, seguindo as orientações dadas pelo Ministério da Saúde, também adquiriu equipamento de proteção individual (EPI) para todos os funcionários.
O resultados dos exames foi motivo de muita alegria no abrigo, mas jamais de diminuição das medidas de combate ao coronavírus. "É uma vitória dos idosos, da direção, dos funcionários, dos familiares. Estamos muito gratos a Deus, mas conscientes que não podemos relaxar. Continuaremos redobrando os cuidados e em breve vamos venceremos a guerra contra a COVID-19", disse Michely Vasconcelos, assistente social do Lar da Providência.