Notícia
Data: 03/07/2020

Adaptação no ensino


Por: Anbeas
Teresina-PI

Na EIMCL, alunos e professores superam os desafios do ensino à distância

 

O Ensino à distância passou a ser realidade para os estudantes de todo o Brasil em virtude da pandemia do coronavírus. Escolas de todo o país ainda têm lidado com as adaptações. A rotina passou a ser virtual e, apesar do cenário ainda de incertezas, alunos e professores da Escola Irmã Maria Catarina Levrini têm se superado. 

 

EIMCL

 

A mudança foi rápida, em poucas semanas a Escola se preparou e migrou para o modelo online de educação. As aulas ocorrem por meio de ferramentas virtuais, como videoconferências, chats, videoaulas, download de arquivos, e nas primeiras provas os alunos surpreenderam. Agora, a Escola já se prepara para o segundo bloco de avaliações no novo modelo, e com a experiência da primeira avaliação realizada de forma remota, pode ajustar sua metodologia a partir dos resultados anteriores.

 

EIMCL

 


O Depoimento da diretora da EIMCL, Irmã Karla Macías, reflete o quanto foi positiva a experiência vivenciada pelo corpo docente e saviestudantes: “Foi um desafio porque, até então, os alunos só tinham feito provas presenciais nas dependências da Escola. E foi muito positivo. Eles foram acompanhados pelos professores e a maioria conseguiu fazer todas as provas”.

 

EIMCL

 


Estudando em casa

 

Apesar de metodologia das aulas à distância serem distintas das presenciais requerendo especial atenção, a medida é necessária, considerando o momento de calamidade em que se encontra o mundo. Com o empenho total da Escola por meio dos professores e funcionário, bem como a indispensável participação dos pais, os estudantes têm conseguido bons aprendizados. Eles buscam participar de forma ativa no processo de ensino e aprendizagem. Em especial, na realização das provas remotas mais um desafio superado no atual contexto. 

 

EIMCL

 

Certos de que estamos dando continuidade à educação de qualidade, proposta da EIMCL, seguimos avante contando com a participação efetiva dos pais e responsáveis, essencial para o êxito almejado. Como corrobora a mensagem da mãe do aluno Lucas Oliveira, do 3° Ano “B”, Eliene Oliveira Torres, sobre a aplicação da primeira avaliação remota: “Foi uma semana intensa e cheia de novas experiências. Realizar avaliações fora da escola era uma realidade um tanto distante, mas nas atuais circunstâncias que estamos vivendo, fez-se necessário e, apesar de desafiadora, foi uma grande experiência. Eles estão saindo das avaliações mais seguros e certos de que são capazes de superar esse momento. Com os ajustes necessários, e o suporte da família e da Escola, o aprendizado longe da sala de aula pode sim acontecer”. 

 

EIMCL

 


Quanto aos professores, a partir do novo sistema de aprendizagem cada educador tem encontrado novos caminhos para aprimorar e tornar o ensino ainda mais eficaz. O sistema tem dado certo e a Escola tem recebido um retorno muito positivo dos alunos em relação à dinâmica implementada virtualmente.

 

EIMCL


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook