Notícia
Data: 15/07/2020

Semeando qualidade de vida


Por: Anbeas
João Pessoa - PB

Lar da Providência Carneiro da Cunha cria projeto para manter a saúde mental dos idosos nessa pandemia

 

A pandemia do novo coronavírus, infelizmente, mudou a rotina do mundo inteiro. Em pouco tempo, as populações precisaram se isolar. Mas o ser humano é sociável e não nasceu para viver só. Por isso, o distanciamento social, tão importante para conter a propagação do vírus, tem causado tanto sofrimento.

 

Os idosos, que já costumam ser mais carentes e necessitam de cuidados especiais, são os que mais sentem. Eles têm pouco, ou nenhum contato com as tecnologias, e, por isso, estão ainda mais sozinhos. Pensando na qualidade dos assistidos no Lar da Providência Carneiro da Cunha, da Rede Saviniana de Educação e Assistência Social, a equipe técnica do abrigo, formada pelos profissionais da psicologia, assistência social e fisioterapia, criou um projeto de saúde mental, com uma série de atividades lúdicas e dinâmicas que servem para descontrair quem está na terceira idade. “Nosso objetivo é amenizar os reflexos desse isolamento, tentando combater a ociosidade, já que eles estão sem visitas e sem outras atividades”, afirmou a assistente social Michelly Vasconcelos. 

 

LPCC

 

No Lar da Providência, a idade avançada não é um empecilho para que o idoso deixe de praticar atividades físicas e de lazer. Elas são fundamentais para o bem-estar físico e mental, tornando-os motivados. Às segundas-feiras são feitas atividades musicais, que, segundo estudos, aliviam a dor, provocam relaxamento, distração e conforto. Além disso, a equipe de fisioterapeutas trabalha a coordenação motora, a mobilidade, o equilíbrio, a cognição e a socialização. Nas quartas-feiras, tem o “Cine do Lar”, com a exibição de filmes.  Essa atividade cultural tem tudo a ver com o envelhecimento ativo, pois permite conhecimento e lazer. Na terça-feira, também tem muita diversão, por meio dos jogos. A equipe de psicologia montou uma série de atividades e de competições. Há jogo de tabuleiro, como dominó, e também palavras cruzadas.  Todas essas atividades recreativas promovem a descontração, levam momentos de lazer e permitem a interação, contribuindo assim para a manutenção da saúde. 
 

As mudanças, após cada atividade, são perceptíveis. “Há uma diminuição da ansiedade e o aumento da qualidade de vida dos idosos”, concluiu Michelly, lembrando que essas atividades em grupo não excluíram o atendimento psicológico individual, que continua acontecendo.

 

LPCC

 

O Lar da Providência segue todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde e dos órgãos de proteção do idoso. Por isso, as visitas presenciais continuam suspensas, mas diariamente são pensadas estratégias para manter o vínculo familiar mesmo à distância. Para que essa relação não fique ainda mais fragilizada, o abrigo mantém as vídeochamadas com as famílias dos assistidos. “É uma forma do idoso sentir-se melhor, e também das famílias verem que eles estão bem cuidados. Assim, todos ficam tranquilos”, disse a Diretora do Lar, Irmã Maria do Rosário dos Reis. 
 

Aos poucos, o Lar da Providência vai respirando com mais tranquilidade após o susto da pandemia. Infelizmente, alguns idosos foram acometidos e não resistiram. Mas o abrigo continua fazendo o que for necessário para que todos os assistidos se sintam acolhidos e confortáveis.

 

LPCC


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook