Articulação com a rede para construção do fluxo de atendimento às adolescentes grávidas no município de Teresina-PI
Durante o mês de novembro, a Casa Maria Menina mobilizou a rede setorial, socioassistencial e de garantia de direitos, para estabelecer um fluxo significativo com as instituições que trabalham ações voltadas a adolescentes grávidas. Assim, realizou-se dois encontros de forma on-line, contando com a participação de representantes de diversas instituições que trabalham com este público-alvo.
O primeiro encontro, ocorreu em 11 de novembro de 2020, e na oportunidade, cada instituição presente discorreu sobre as atividades realizadas em favor da adolescente grávida. Houve, ainda, a sensibilização quanto a importância do trabalho em rede, e a mobilização para a construção coletiva do fluxo de atendimento à adolescente grávida no município de Teresina-PI.
Em continuidade as ações de integração, na quarta-feira, 18 de novembro, ocorreu o segundo encontro, no qual foi apresentada uma proposta de fluxo de atendimento e discutida sua eficácia com os profissionais presentes.
A ação faz parte das metas do Projeto Adolescer, que tem por finalidade prevenir e proteger a gravidez na adolescência. A roda de discussão contou com representantes dos CRAS Sudeste I e II, IV Conselho Tutelar, Defensoria Pública (Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente), Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDM), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), Maternidade Wall Ferraz, UBS Flamboyant, Gerência de Serviço Social e Direção da ANBEAS.
A culminância da ação de articulação proposta pela Casa ocorrerá no Webnário: “Um olhar diferenciado para a gravidez na adolescência” dia 27 de novembro de 2020, a partir das 09h:30min pela plataforma google meet, onde serão proferidas palestras sobre a gravidez precoce e o fortalecido o diálogo sobre o fluxo de atendimento.