Casa Maria Menina minimiza efeitos da pandemia por meio do Projeto Retomando Caminhos
A Casa Maria Menina, como a maioria das organizações da sociedade civil, sofreu um impacto significativo em decorrência da pandemia de covid-19, que desde o ano passado assola todas as nações. A fim de minimizar os efeitos desta crise e garantir uma retomada segura e responsável, a obra social buscou diversificar as parcerias e, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social - SEIPS, vem executando o "Projeto Retomando Caminhos", que iniciou em dezembro de 2020 e vai finalizar neste mês de fevereiro.
O Retomando Caminhos, assim como as demais ações sociais da CMM, tem intervido na realidade das adolescentes gestantes, pós-parto (adolescente atendida até o sexto mês após a gestação) e seus familiares, por meio de ações presenciais e remotas no âmbito da maternidade precoce, família, saúde, dentre outros, provocando ainda, a construção de projetos individuais e coletivos de vida.
As atuações vêm ocorrendo através de atendimento psicossocial, atividades presenciais e remotas (teleatendimento), oficinas (higiene "o novo normal" e arte manual "De mãe para filho"), oferta de alimentação diária, além de concessão de cestas de alimentos e kits de higiene para o público atendido.
O Retomando Caminhos, além de permitir acompanhamento multidisciplinar às adolescentes gestantes da Casa Maria Menina, promove momentos de avaliação e reflexão sobre os planos, sonhos e projetos para o futuro sem que a maternidade seja um impedimento de formação profissional.