‘’A cruz é exemplo supremo de que Ele assumiu nossas dores. Não bastou ter-se feito um de nós, assumindo a condição humana, Ele assumiu a cruz, instrumento cruel de morte e a ressignificou em instrumento de vida e vida em plenitude.’’
Nos dias 01, 02, 03 e 04 do mês de abril de 2021, a Juventude e Família Saviniana adentraram mais profundamente no mistério da nossa salvação, por meio da proveitosa vivência do Retiro de Semana Santa. Tal encontro, ocorreu com transmissões em tempo real pelo instagram da Juventude Saviniana e momentos mais restritos pela plataforma digital Google Meet.
Iniciando-se na Quinta-feira Santa, os participantes foram acolhidos de maneira bem festiva pelas formandas da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena e participaram conosco pessoas dos estados do Piauí, Ceará, Paraíba e Pará, demonstrando que tal iniciativa ultrapassa distâncias e alcança muitos corações. Neste dia, em que se celebra a festa da Instituição da Eucaristia, mistério de amor que Cristo nos deixou, os jovens foram conduzidos pela Ir. Amparo Machado a refletir sobre tão grande sacramento e a reconhecer a importância dos sacerdotes na vivência do mesmo; à noite transmitiu-se a Santa Missa e logo depois iniciou-se a Vigília de Oração na capela do Emaús - Centro da Juventude, vigiamos junto com o Senhor no Geatsêmani, relembrando as horas de Sua Santa Agonia. Os integrantes do retiro estando em suas casas rezaram e partilharam, virtualmente, suas experiências com Jesus Eucarístico e suas intenções de oração, encerrando-se às 00:00 hora.
No dia seguinte, Sexta-feira Santa, pela manhã a juventude e Família Saviniana puderam contemplar a grande novidade do encontro, rezar juntamente com as Irmãs a oração de laudes, pertencente à liturgia das horas realizada por toda Igreja, logo após meditaram os sofrimentos de Cristo na sua Via Cruz, podendo relacionar com os sofrimentos de hoje presentes na humanidade. Além disso, às 12:00 horas rezou-se O Terço das Sete Lágrimas de Nossa Senhora, a Mãe das dores que viu seu próprio Filho sendo entregue na mão dos malfeitores, sofrendo silenciosamente; às 15h, ocorreu a celebração da Paixão do Senhor na capela do Memorare, em que foi possível adorar de forma segura a Santa Cruz de Nosso Senhor e realizar preces e súplicas por toda a Igreja. Seguindo a programação da noite, houve o ‘’CineForúm’’, exibindo o filme: ‘’ A fabulosa Gilly Hopkins’’, com uma emocionante história que encantou à todos, mostrando que o coração humano resisti a tudo, exceto a bondade, como já afirmava nossa cara fundadora Madre Savina Petrilli.
O sábado teve início com as orientações para a vivência do dia do grande silêncio, à espera do Cristo vencedor da morte, perpassando pela meditação do texto bíblico de Jo 20,19-31. Na partilha, os participantes experimentaram a alegria que tiveram os discípulos ao verem o Senhor Ressuscitado e suplicavam uma paz serena e confiante aos seus corações. Ademais, à noite ocorreu a celebração da ‘’Mãe de todas as Vigílias’’, a Vigília Pascal, relembrando toda a história da nossa salvação e da aliança de Deus com seu povo eleito e por conseguinte, com imenso júbilo o anúncio da Páscoa do Senhor, Cristo que ressuscita como dissera, Aleluia!
Por fim, o esplendoroso domingo de Páscoa, alegres e exultantes porque gloriosamente Cristo quebrou os grilhões da nossa escravidão, os jovens participaram da celebração eucarística transmitida pelo instagram da Juventude Saviniana e em seguida, o desfecho do retiro se deu com danças e brincadeiras interativas. Tudo ocorreu para a maior Glória de Deus e para que as pessoas impedidas de celebrar a Grande Semana como de costume, pudessem vivê-la proveitosamente mesmo que de maneira remota. Jesus Cristo Ressuscitou Aleluia, verdadeiramente Ressuscitou Aleluia.