Notícia
Data: 12/07/2021

Emaús realiza “Encontro da Semana Diferente”


Por: Anbeas
Teresina-PI

Jovens conhecem a rotina da Congregação das Irmãs dos Pobres e vivem momentos de autoconhecimento

 

 

O Emaús-Centro da Juventude realizou, de 27 de junho a 2 de julho, o “Encontro da Semana Diferente”, um momento criado pelas Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena que tem como objetivo proporcionar maior discernimento vocacional das jovens que pretendem seguir a vida consagrada.

 

Emaús

 

Durante o Encontro, 13 participantes vindas dos estados do Ceará, Pará e Piauí buscaram ardentemente desconectar-se do mundo externo para concretizar uma busca pelo autoconhecimento.  Seguindo todos os protocolos e normas sanitárias, as jovens tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco da rotina das Irmãs dos Pobres. Elas participaram da Santa Missa diariamente, sustentadas pelo mesmo amor de Me. Savina Petrilli pela Eucaristia, experimentaram a prática da oração comunitária, a exemplo dos primeiros cristãos que se reuniam para rezar em comum, puderam rezar juntas a oração das laudes, o santo terço, a partilha da lectio divina e a via-sacra. Além disso, as participantes viveram veementemente a fraternidade desenvolvida pela Congregação.

 

Emaús

 

No primeiro dia(27), teve-se uma reflexão sobre o conhecimento de si mesmo e do outro, com uma dinâmica bem aplicada sobre gostos pessoais. A equipe formadora do encontro buscou facilitar compreensões diversas de si próprio e também a busca pelo entendimento do outro. Também houve uma maratona de palestras com o tema: vocação à vida, que foram fundamentadas no Catecismo da Igreja Católica.

 

Emaús

 

No decorrer dos dias as jovens conheceram parte da missão saviniana. Elas visitaram as obras apostólicas. Uma delas foi a Casa Savina Petrilli, cujo serviço fundamenta-se em acolher provisoriamente e excepcionalmente crianças e adolescentes do sexo feminino, sob situação de vulnerabilidade e direitos negligenciados. Nessa obra saviniana, as 13 participantes vivenciaram a rotina da Casa, o amor dado às meninas assistidas e a solidariedade.

 

Emaús

 

Durante os cinco dias de “Encontro da Semana Diferente”, as jovens foram aprofundadas em intensos momentos de encontro pessoal com o Senhor, dentre eles destaca-se a adoração ao Santíssimo Sacramento e a reflexão sobre o Amor de Deus e a experiência do Deserto, cujo sentido foi despojar-se materialmente e adentrar na reflexão sobre a vocação do Rei Davi, que mesmo pequeno e aparentemente incapaz foi o escolhido pelo Senhor Deus para realizar grandes coisas.

 

Emaús

 

No último dia da “Semana Diferente” (2), houve a convivência fraterna das jovens, com momentos de lazer e manifestação da alegria que vem de Deus por meio dos irmãos. Durante todas as noites, as jovens passaram por diversas recreações, que compreenderam a prática de esportes, recreações e assistir a filmes. Por fim, ao final da semana puderam louvar e agradecer ao Senhor pela rica experiência do amor de Deus e impulsionar uma mais intensa reflexão sobre vocação.


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook