Notícia
Data: 20/04/2022

Semana Santa no Emaús – Centro da Juventude


Por: Anbeas
Teresina-PI

“Eu hei de ver-vos de novo! Então, o vosso coração há de alegrar-se e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria” Jo 16, 22.

 

Nos dias 14 a 17 de abril, as Irmãs dos Pobres reuniram, no Emaús Centro da Juventude, 66 jovens para o encontro de Semana Santa, cuja proposta voltou-se à plena vivência do ápice da fé cristã: o Tríduo Pascal, no qual se revive a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo; no ambiente preparado por elas, pôde-se caminhar com os olhos fixos em Cristo, tomando consciência do mistério e dos efeitos da salvação que Deus realizou através da oblação de Jesus.

 

SemanaSanta2022

 

A celebração da Missa de lava-pés marcou o início da programação, remontando ao sinal de sua oferta e de sua presença entre nós por meio do Sacramento da Eucaristia; o significado da noite foi reforçado com uma adoração, momento em que os jovens puderam meditar sobre as dores de Cristo e edificar-se com seus próprios companheiros de encontro, por meio dos conselhos generosamente oferecidos entre eles para as dificuldades as quais se viam diariamente acometidos, lembrando sempre da inesgotável fonte de misericórdia que é Deus.

 

SemanaSanta2022

 

Na manhã da sexta-feira percorreu-se todo o caminho de Jesus até a Cruz, com a realização da Via Sacra, cuja vivência ganhou ainda mais tangibilidade através da posterior reprodução do filme “A Paixão de Cristo”, o qual retrata com intensa expressividade a angústia e o sofrimento de Jesus em seu trajeto ao Calvário. Pela tarde, já em atitude de maior recolhimento, aconteceu a Adoração à cruz na solenidade da Paixão do Senhor, recordando a crucificação e morte de Jesus.

 

SemanaSanta2022

 

À noite, os jovens foram apresentados a realidades de guerra, abandono e consternação, por meio de dramatizações e vídeos que retrataram testemunhos de pessoas que foram vítimas da Guerra na Ucrânia e de tráfico, criando consciência, dessa forma, do sofrimento de Jesus junto ao nosso. Findou-se a Sexta-feira Santa com o momento em que foi realizada uma reflexão sobre a cruz que cada um carrega ao longo da vida e sobre a importância de a reconhecer, aceitar e superar, mantendo a proximidade com Deus e encontrando Nele a força e o alento necessários em suas caminhadas.

 

SemanaSanta2022

 

A manhã do sábado iniciou já na preservação do silêncio, marcando o início do retiro a ser realizado durante todo o dia, na espera da Ressurreição; os jovens refletiram sobre o persistente convite à alegria encontrado no Evangelho, que reside no encontro e na vivência com Cristo. Com intuito de proporcionar a graça de viver a Ressurreição do Senhor reconciliados com Ele, foi oferecida também oportunidade de confissão para os jovens ao longo do dia. Finalizado o retiro, foi feita a partilha em grupos menores, da experiência de oração de cada um; logo após, jovens, Irmãs e formandas uniram-se todos, em clima amistoso e fraterno, na preparação dos ambientes para a grande festa da Ressurreição. Posteriormente, com a participação da Vigília Pascal, celebrou-se jubilosamente a Ressurreição de Jesus Cristo, findando a noite marcada por forte alegria e entusiasmo na festa da Páscoa.

 

SemanaSanta2022

 

A manhã de Domingo iniciou-se com um café festivo, que foi seguido pela Missa da Páscoa. O encontro foi finalizado com uma confraternização entre os participantes em um almoço e atividades de lazer no Memorare. Durante todos esses dias, foi imbuído o real sentido da vida em Cristo e a certeza de que seu amor é fiel e supera nossas fragilidades.

 

SemanaSanta2022


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook