O mês de agosto, em que tradicionalmente celebramos as vocações na Igreja, foi vivenciado de maneira intensa pelos jovens no Emaús Centro da Juventude.
Houve uma programação especial nas noites das quartas-feiras: a Adoração ao Santíssimo foi animada a cada semana por um grupo diferente, que em seguida apresentou uma vocação específica. Os jovens do Eis-me aqui apresentaram a vocação sacerdotal, testemunhada pelo seminarista Antônio Gabriel, da Juventude Saviniana e o Padre Yago Waquim.
Na semana seguinte, os jovens Felipe e Alexia, do grupo Crivi, apresentaram com dinamicidade e profundidade a vocação matrimonial, ajudando os participantes a verem a grandeza dessa vocação quando bem assumida e a importância de desde cedo se prepararem para a formação de novas famílias que colaborem na santificação da Igreja.
Fechando o ciclo de apresentações das vocações específicas, as jovens do Emaús Voc conduziram o momento de Adoração rezando pelos que são chamados à Vida religiosa e as Postulantes apresentaram aos jovens esta vocação, com o testemunho de consagração da Irmã Amparo Machado, que respondeu aos questionamentos propostos sobre a Vida Religiosa.
Após as apresentações, os participantes tinham a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre cada vocação específica e de vivenciar um momento de entrosamento e recreação.
Os jovens, entre alunos do 8º e 9º ano da EIMCL, do Raios de Luz e participantes dos grupos do Emaús, aderiram à proposta do mês e marcaram presença em cada quarta-feira vocacional.
E o Retiro vocacional, nos dias 27 e 28, coroou o movimento de animação vocacional do mês de agosto no Emaús.
O dia 27 foi voltado para um grupo menor de participantes, para favorecer um maior aprofundamento e discernimento vocacional.
No domingo, dia 28, participaram cerca de 150 jovens, para os quais foram apresentadas as vocações específicas, por meio da fala da Irmã Amparo Machado e dos depoimentos de quem já assumiu cada vocação, por meio de vídeos e do testemunho presencial, como foi o da Irmã Ingledy Melo. Foi aprofundado e rezado o texto bíblico do Jovem Rico como proposta para a busca do algo mais para ser feliz.
Após uma manhã de aprofundamento, os jovens desejosos de ingressar ou de renovar sua pertença a Deus na Juventude Saviniana prepararam-se para esse momento solene realizado na Santa Missa, que foi presidida pelo padre Aerton Marcos na Capela do Memorare, onde os jovens se encontraram ainda mais de perto com a espiritualidade Saviniana celebraram a Solenidade em honra à Beata Savina Petrilli.
Os Saviapóstolos, etapa de maior compromisso e adesão à espiritualidade da Beata Savina, renovaram na ocasião sua promessa de 'não se lamentar', enquanto um novo grupo iniciou sua caminhada nessa etapa, fazendo a promessa pela primeira vez.
Foi uma linda celebração, pela semente Saviniana um dia lançada nos corações dos jovens e que já desponta, sendo sinal de esperança para a Família das Irmãs dos Pobres!