Notícia
Data: 21/02/2019

Lançamento do Projeto Talita Cumi, da Casa Savina Petrilli


Por: CSP
Memorare

O Projeto conta com o apoio do Criança Esperança, da Rede Globo e UNESCO
 
 Talita: Significa "menina", "moça" ou "criança que renasceu". O nome Talita se originou a partir do aramaico e tornou-se popular em decorrência da frase Talita cumi, que significa "menina, levanta-te". Essa frase foi proferida por Jesus ao ressuscitar a filha de Jairo, uma menina doente que tinha falecido.

Foi com essa explicação, que a Irmã Amparo Machado, Diretora-Presidente da Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social, iniciou a solenidade de abertura do Projeto ”Talita Cumi”, que tem o apoio do Criança Esperança e da Organização Das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO, no último dia 21, no Ginásio Irmã Jacira Cunha, no Bairro Memorare.

Projeto será desenvolvido nos espaços da Casa Savina Petrilli, entidade criada em agosto do ano de 1993, que oferece acolhimento institucional para crianças do sexo feminino que estão sob medida de proteção e em situação de risco pessoal e social, cujos grupos familiares encontram-se impossibilitados de cumprir suas funções de cuidado e proteção.

O objetivo é promover o empoderamento de crianças e adolescentes, para que se tornem agentes multiplicadores de informações, prevenindo e enfrentando situações de violação de seus direitos, por meio de ações socioeducativas e formativas, aliadas ao uso de tecnologias.

Durante a solenidade, que contou com a presença de autoridades representando o Governo do Estado, a Prefeitura de Teresina, além da Polícia Militar, os Centros de Referência e Assistência Social, a direção das escolas que vão participar do projeto, além de famílias da comunidade, as adolescentes atendidas na Casa Savina Petrilli fizeram uma apresentação artística da Música Aquarela, de Toquinho. O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí-FAPEPI, Francisco Guedes, estava encantado com a organização e a importância do projeto. “Através da rede saviniana, crianças e adolescentes estão protegidos. É a esperança de um futuro melhor. Nós do governo, nos colocamos à disposição para sermos parceiros”, afirmou o presidente.
 
Em seguida, as assistentes sociais Karla Viana e Sueiny Neves apresentaram todo o projeto e como será desenvolvido e a Presidente da ANBEAS, Irmã Amparo, fez a entrega simbólica das camisas do Projeto“Talita Cumi”. Toda a equipe responsável pelo projeto estava presente e já ansiosa para colocar em prática tudo que foi traçado. 

O Raios de Luz, um projeto social também mantido pela ANBEAS, presenteou a todos com uma apresentação de capoeira. Logo após, foi servido um lanche para todos os presentes.

 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook