Notícia
Data: 08/05/2019

Alunos da Escola Irmã Maria Catarina Levrini participam do Congresso das Cidades


Por: EIMCL
Atlantic City Club - Teresina - PI

O estudantes apresentaram o projeto “Eu, Cidadão Solidário”

Os alunos da Escola Irmã Maria Catarina Levrini participaram, a convite da Prefeitura de Teresina, do Congresso das Cidades do Piauí na última terça-feira (8), no Atlantic City, na capital. Quatro alunos do 9º ano apresentaram o projeto “Eu, Cidadão Solidário”, que faz parte da Campanha 4S- “Sou Saviniano, Sou Solidário”, da Rede Saviniana de Educação e Assistência Social. 

No Congresso, os alunos falaram de políticas públicas, tema debatido durante o projeto. O estudante Yan Gabriel abriu a participação. “Vocês sabem o que são políticas públicas? Políticas Públicas são um conjunto de ações tomadas inicialmente pelos poderes Federais, Estaduais e Municipais, e que podem atingir desde um país até uma cidade, e têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população como um todo, independentemente de classe social, cor, sexo, religião”, disse Yan, que deu exemplos de políticas públicas, de como elas podem ser aplicadas e falou do papel do cidadão na formulação dessas políticas. 

Logo após, a estudante Flávia Emanuele explicou que os problemas públicos são aqueles que afetam toda a população. Ela relatou um problema do bairro onde mora, e onde também está situada a Escola Irmã Maria Catarina Levrini. “É possível perceber um problema público que no caso é o entupimento de uma galeria, que ao chover provoca alagamento, fazendo com que a água entre nas casas próximas e ocasione perdas de móveis de parte dos moradores. Além do alagamento, o lixo encontrado no local pode ser muito prejudicial à saúde por atrair mosquitos que transmitem doenças.”. Flávia também contou que preocupados com essa situação, os alunos, em um ato de solidariedade e, colocando em prática o que são políticas públicas, desenvolveram uma campanha de conscientização. Primeiramente eles enviaram ofício comunicando o problema à prefeitura, depois recolheram o lixo acumulado na galeria, e agora vão às casas dos moradores pedir que só descartem o lixo no local apropriado.

Essa preocupação com o próximo, e a necessidade de construir soluções coletivas, é uma das bandeiras da Rede Saviniana de Educação e Assistência Social, fundada pela Beata Savina Petrilli. A estudante Rita de Kássia contou, durante a apresentação no Congresso das Cidades, quem foi Savina Petrilli, e que a Rede Saviniana possui o propósito de atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, com educação, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos de crianças, adolescentes e idosos. “Com os exemplos de Savina e com a necessidade de ver atos concretos de solidariedade sendo praticados, a Rede Saviniana criou o projeto 4s: Sou Saviniano Sou Solidário”, disse Rita ao lembrar o projeto que vem sendo desenvolvido em todas as entidades da Rede e que tem como objetivo despertar a consciência da comunidade, visando posicionamento e ações solidárias.

Ao final da apresentação para o público, o estudante José Victor deixou uma mensagem de reflexão: “Não guardem só para vocês o que a gente disse aqui hoje. Transmitam para outras pessoas e assim em diante. Vamos construir uma rede de pessoas conscientes e mais solidárias”, concluiu o aluno.

A publicitária Jeane Melo, que assistiu atentamente à apresentação dos quatro alunos da Escola Irmã Maria Catarina Levrini ficou impressionada com a desenvoltura deles durante a apresentação e também o nível de consciência de cada um. Ela também parabenizou a escola por discutir em sala de aula um tema tão importante, mas que a maioria da população não quer refletir: política. “A escola está despertando um espírito cidadão em cada um desde pequenos. É emocionante ver que eles estão tendo consciência dos seus direitos, mas também dos seus deveres. Serão pessoas mais responsáveis e conscientes, concluiu Jeane Melo. 

Após a apresentação, os estudantes do 9º ano, juntamente com a Diretora da Escola, Irmã Karla Macias Bailõn, visitaram os stands, tiraram dúvidas e ficaram encantados com cada nova descoberta.

 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook