O Projeto Talita Cumi, mantido pela Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social (ANBEAS) e apoiado pelo Criança Esperança e Unesco, realizou nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, no auditório da Casa de Encontro Memorare, a entrega dos certificados dos adolescentes e jovens, beneficiários do Projeto.
O curso aconteceu durante o dia 10/06 ao dia 08/07 do corrente ano, no laboratório de informática do Centro Social Dom Avelar, ministrado pelo Prof.° Dr. José Bringel, da Universidade Estadual do Piauí e a Prof.ª Ana Beatriz Fonseca, analista de sistemas, acompanhados pelos profissionais da equipe do Projeto Talita Cumi, em um total de vinte horas. Durante o curso os alunos aprenderam a manusear uma ferramenta de elaboração de Aplicativo.
O curso foi antecedido por duas oficinas temáticas, ministradas pelo Professor Bringel, cujos adolescentes foram instigados a perceber e refletir sobre o processo que antecede a construção de um Aplicativo e que ele desempenha um papel social importante: a resolução de problemas coletivos.
A entrega dos certificados aconteceu em clima de agradecimento e contou com a presença dos beneficiários acompanhados de seus familiares, da equipe do Projeto Talita Cumi, das assistentes sociais da ANBEAS. Na ocasião, os adolescentes apresentaram o aplicativo que desenvolveram durante as aulas do curso.
Após a certificação o jovem Simplício Sobral, aluno do CETI Edgar Tito, proferiu palavras de agradecimento pela oportunidade de ampliar seu universo de conhecimento e galgar novos campos no universo profissional:
“Nós agradecemos ao Projeto Talita Cumi pela oportunidade de aprendermos a fazer o bom uso da tecnologia, e porque nós agora temos o nosso primeiro certificado para o nosso currículo, e quem sabe a gente até segue essa carreira, trabalhando com a construção de aplicativos [...].“
É com êxito que a Rede Saviniana em parceira com o Criança Esperança – UNESCO, concluiu mais uma ação do Projeto Talita Cumi, que vem atendendo cerca de mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco sociais da região norte de Teresina.