Durante os dias 28 a 31 de março, no Emaús – Centro Da Juventude, foi realizado o retiro de Semana Santa, onde foi proposto aos jovens vivenciar uma maior intimidade com Deus, participando das Santas Missas, adoração e Via-Sacra.
O acolhimento do grupo iniciou-se com momento de animação, com músicas e danças, seguido com uma dinâmica com perguntas de verdadeiro ou falso à respeito da Semana Santa. Em seguida, todos foram convidados a participar da Missa do Lava-pés, iniciando o Tríduo Pascal. Logo após, os jovens participaram do momento do Getsêmani, ambiente onde Jesus rezava ao Pai, lembravam a sua angústia, como também a Vontade de Deus que se cumprira sobre a terra, refletiam sobre esses sentimentos em um momento de adoração.
Logo pela manhã do dia 29, na Sexta-feira da Paixão, começaram o dia participando da Via-Sacra, refletindo sobre a Paixão e Morte de Jesus, percorrendo o caminho que Jesus fez carregando a cruz até o local da crucificação. Ao anoitecer, tiveram a oportunidade de meditar sobre os sofrimentos atuais presentes na vida cotidiana da sociedade, através de encenações feitas pelas Aspirantes.
No Sábado Santo, o dia de maior silêncio, do grande silêncio, iniciaram o dia participando das laudes, logo após, fizeram a reflexão de uma passagem Bíblica e foram convidados a cada um criar seu próprio Credo, destacando suas crenças, para que assim pudessem internalizar cada vez mais o que acreditam e o amor de Deus em suas vidas. Em seguida, rezaram o terço das lágrimas, recordando das dores que Nossa Senhora sentiu diante dos sofrimentos de seu filho, Jesus Cristo. Pela noite, todos participaram da Vigília Pascal, onde celebraram a Páscoa do Senhor. O encerramento do dia culminou-se com a festa da ressurreição, com momentos de confraternização e animação.
No domingo de Páscoa, último dia do retiro, foi marcado logo cedo com o café da manhã festivo, seguido da Santa Missa e o encerramento do retiro se deu com um lazer no Centro de Formação Memorare.
Que o sacrifício de Jesus Ressuscitado inspire em nossos corações mais amor e esperança. Rezemos pelos bons frutos dessa bela experiência!