No dia 10 de setembro, a Escola Irmã Maria Catarina Levrini realizou um momento cívico especial para homenagear os 150 anos da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena.
A data foi marcada pelo desfile cívico com a presença das Bandas da Polícia Militar do Piauí, Cavalaria da PM e do Exército que, juntamente com alunos, professores, Irmãs e colaboradores, celebraram a rica história da Congregação e seu legado de amor, dedicação e serviço a Deus e à comunidade.
As Irmãs dos Pobres, com sua missão de servir aos mais necessitados, vendo neles a pessoa de Jesus Cristo, têm sido um farol de luz na vida da comunidade do Memorare como também na sociedade teresinense. Seus valores de caridade, humildade e dedicação ao próximo refletem em inspiração na formação humana e espiritual de pessoas. Através de seu trabalho incansável, elas têm contribuído para a formação de gerações de estudantes, oferecendo não apenas conhecimento acadêmico, mas também valores éticos, morais e de cunho espiritual que nos guiam em nossas vidas.
Em complemento de análoga relevância para a história do País, também foi feita memória da Independência do Brasil, em respeito ao ato de coragem e determinação que firmou nossa identidade e autonomia, reforçando o senso de pertencimento e unidade. Para isso, nossos alunos entoaram o Hino da Independência e o Hino do Brasil, fazendo o hasteamento da bandeira.
Como demonstração de respeito e amor à nossa pátria, a EIMCL tem construído um rico caminho, incentivado e trilhado desde os anos iniciais da vida escolar, com ações que visam criar e fortalecer personalidades patriotas e embasadas na experiência única e orgulhável de ser brasileiro, a exemplo da execução semanal do Hino Nacional, realizada desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental II.
Ao celebrarmos essas duas datas, reafirmamos nosso compromisso com os valores cristãos e os que nos unem como brasileiros: o humanismo, a liberdade, a justiça, a solidariedade e a educação.
Que possamos, cada um de nós, contribuir para a construção de um futuro melhor para o nosso País e para a nossa comunidade.
Que viva o Brasil, com votos de uma existência célebre, próspera e longa à Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena!