Por: Rede Saviniana
Teresina-PI
A Rede Saviniana, compreendendo nas demandas da BNCC a oportunidade para estabelecer e construir diretrizes de um Projeto de vida específico para suas unidades, realizou o I GT de Projeto de vida de 2022, para avaliar o processo de implementação do mesmo nas Escolas Savinianas e ampliar as perspectivas de seu desenvolvimento.
Dessa forma, nos dias 19 e 20 de maio, Irmãs e leigos, representantes do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral e do Serviço de Psicologia das Escolas Savinianas estiveram reunidos presencialmente no Centro de Formação Memorare, socializando ideias, conhecimentos e experiências acerca da temática.
O 1° dia do GT teve início com as palavras de apresentação do encontro e de acolhida às unidades participantes, da Irmã Elane Silva, seguidas pela mensagem de abertura por parte da Irmã Amparo Machado, que incentivou o grupo a buscar com esperança e coragem estratégias para acompanhar os Saviestudantes na descoberta de si como sujeitos únicos, integrados, protagonistas, transcendentes e comprometidos com a vida.
Após o momento de oração, conduzido pela equipe do Colégio Santa Catarina de Sena, as unidades educacionais da Rede Saviniana compartilharam as experiências das primeiras atividades de inserção do Projeto de vida Saviniano: Vida interior e impacto social na dinâmica escolar, avaliando seus impactos e desafios.
À tarde, os trabalhos foram voltados ao aprofundamento de conhecimentos e vivências sobre o Ensino Religioso e as competências socioemocionais, orientado pela psicóloga Ana Vasconcellos, assessora da editora Somos.
O momento de espiritualidade conduzido pela equipe do Colégio Nossa Senhora das Graças abriu o 2° dia de atividades. Após isso, o grupo assistiu à palestra da professora Eline Maria Câncio, assessora do Sistema de Ensino Bernoulli, também sobre as competências socioemocionais, que se estendeu até o início da tarde.
Ao fim das exposições, foram compartilhadas as aprendizagens assimiladas pelo grupo nos dois dias formativos. Com as palavras de síntese da Irmã Amparo, mais um GT foi concluído num clima de muita unidade e gratidão pelos frutos já colhidos em cada unidade da Rede Saviniana.