Na manhã do último domingo, dia 07 de maio, a estrada de Emaús ficou repleta de jovens que vieram participar do encontro AcorDar. Desde a acolhida no portão de entrada, já se sentiram atraídos pela música, alegria e entrosamento e convidados a despertar para uma vida plena de sentido.
Em busca de dar cor à própria vida, os mais de 400 participantes puseram-se a caminho, sendo apresentados, pelos jovens de Emaús, às vocações matrimonial, religiosa e sacerdotal. As apresentações artísticas permitiram que os jovens participantes adentrassem no lema do encontro: ‘Só se vê bem com o coração’, à medida em que eram interiormente tocados quando as vocações específicas iam sendo representadas.
Momento também significativo foi aquele em que os jovens, na Capela do Memorare, escutaram um trecho da fala do Papa Francisco aos jovens na Hungria, na qual destacaram o convite a responder à pergunta: ‘O que seu coração procura?’ e a sair do mundo virtual, para entrar em relações mais reais e verdadeiras.
Após breve partilha em grupos, os jovens participaram da Santa Missa, concluindo essa manhã de encontro com Jesus com o encontro com Ele na Eucaristia, rezando pela perseverança no caminho cristão dos participantes do encontro, pelos seu despertar vocacional e pelo florescimento das vocações na Igreja. Foi presidida pelo Padre José Enéas, que reafirmou, a partir do Evangelho deste domingo, em que Jesus apresenta-se como caminho, verdade e vida, que descobrir e assumir o chamado de Deus dá à vida verdadeira felicidade.
Os jovens retornaram às suas casas com uma bela experiência de Deus e a sede de descobrir ainda mais aquilo que só se vê com o coração, a própria vocação.